Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres (Santo Tirso)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
O meu trabalho para o Eco-Lápis consiste num desafio/paródia criada pela Faber Castel cujo objetivo é transformar o desafio de “Onde está o Wally?” para “Onde está o Eco-Lápis?”, com isto em mente, existiam algumas regras que teríamos que seguir, estas consistiam em: O eco-lápis teria que estar presente e representado igualmente ao indicado pela Faber; teria que estar quase ou completamente exposto, ou seja, não poderia está só com o bico à volta; entre algumas outras.
As técnicas de desenho e o material do mesmo foram um tanto quanto simples, que eu até chegaria a dizer serem simples demais, para o realizar utilizei uma folha A4; lápis de carvão; lápis de cor e uma caneta de ponta fina preta, estes foram os materiais que utilizei.
Quanto às fontes de inspiração, não penso que estas tenham sido muitas, porém o meu objetivo era fazer uma floresta, uma vez que esta representava bem o tema, tratando-se do “eco”-lápis, porém levei como ideia também realizar a mesma num estilo mais “cartoon”/”anime” pois é um estilo de arte que tenho bastante amor por, e pensei que se encaixava muito bem no tema do trabalho proposto. O tempo de elaboração penso não poder dar uma resposta objetiva, pois o mesmo já foi realizado há bastante tempo e já não tenho completa memória, porém penso que tenha sido algo entre 1 a 2 horas.
Investigação sobre o tema
As pesquisas que realizei foram maioritariamente sobre florestas, tanto reais quanto cartoon/anime style. Participei também num workshop “Oficina de ilustração “Onde está o Eco-Lápis” promovido pela Faber, em que foram-nos dadas algumas ideias e noções sobre o trabalho.
Envolvimento
O meu envolvimento com este trabalho, trata-se da apresentação do mesmo por parte dos meus professores, o qual achei bastante interessante para participar, pois tratava-se de um tema bastante atual, misturando um pouco de dimensão artística ao tema. Tornando-se assim num trabalho bastante interessante e divertido de se realizar.
Opinião pessoal
Penso que este trabalho não represente tudo o que eu tenho a dar, pois enquanto estava a realizar este trabalho tinha outros tantos com datas de conclusão apertadas, dificultando assim bastante a concentração e dedicação que consegui colocar no mesmo, afetando assim relativamente o mesmo, porém não posso estar aqui a dar desculpas uma vez que o maior problema aqui é a falta de experiência e de prática. Penso que os principais problemas se encontram na pintura, e sei que ainda tenho bastantes coisas a melhorar. Pois como se costuma dizer: “Errar não é errado, errado é errar e não tentar corrigir o erro”
Fico também bastante contente que o meu desenho tenha sido selecionado para a próxima fase, é sinal que existe gente que gosta e aprecia este estilo de arte, o que me deixa bastante feliz, pois a consciência atual é que quanto mais realista for, melhor é o trabalho, com isto não quero dizer que não gosto de trabalhos realistas, eu aprecio todo o tipo de arte por igual (obviamente que tenho as minhas preferências, mas isto não me impede de apreciar todos os estilos de arte), assim não criando barreiras para a aparição de estilos diferentes pelo mundo afora, penso que isto seja um dos pontos muito positivos da arte, pois a “Arte” é um conceito diferente para cada um de nós, e cada um de nós vê a mesma obra de arte de uma forma diferente, assim possibilitando uma infinidade de resoluções, pensamentos, ideias, etc., provenientes de uma única obra de Arte.
Rodrigo Cardoso 1ºD