Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 D. Pedro I (Alcobaça)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

A Ilustração foi desenvolvida numa folha de formato A4; após realização de uma investigação na biblioteca acerca dos temas propostos (espaço verde- jardim, floresta).
No trabalho da Maria João Vicente Silva (10 anos de idade), a aluna recriou o espaço verde de uma floresta; um espaço idílico onde animais selvagens, domésticos e pessoas poderiam conviver. A aluna desenvolveu a criatividade; aplicando técnicas e materiais de desenho e pintura. A proposta de trabalho foi realizada a cores, utilizando os seguintes materiais de pintura: lápis de cor, canetas de feltro e aguarela. A personagem Ecolápis foi reproduzida na íntegra (forma e cor), com o tamanho mínimo da personagem não inferior a 1 cm.
Desenvolveu-se conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade em algumas aulas de ciências naturais, cidadania e desenvolvimento e educação visual. Deu-se a conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis e Cartaz com o ciclo do Ecolápis), nas primeiras aulas de educação visual, como motivação para o trabalho; promoveu-se a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos em ciências naturais, cidadania e desenvolvimento e educação visual.