Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica José Régio (Portalegre)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Desafio Eco-Escolas
Onde está o Eco-lápis?
Como sensibilização para a participação dos alunos no desafio “Onde está o Ecolápis?”, foram-lhes apresentados os materiais disponibilizados pela Faber-Castell (Brochura do Ecolápis, Cartaz com o ciclo do Ecolápis e vídeo).
Foi-lhes depois proposta a elaboração de trabalhos de ilustração de um espaço verde (floresta, jardim, campo), nos quais à semelhança dos livros “Onde está o Wally”, deveria estar representada a personagem EcoLápis, devidamente “camuflada”.
O envolvimento dos alunos na concretização deste desafio foi significativo, desde a planificação dos desenhos até à sua execução.
Aplicando técnicas e materiais de desenho e pintura, os alunos puderam desenvolver a sua criatividade e elaborar as suas propostas/ilustrações.
Estiveram envolvidas na concretização deste desafio, duas turmas de 5º ano, tendo sido elaboradas ilustrações por todos os alunos pertencentes às mesmas.
Foi depois feita uma seleção/eleição dos trabalhos elaborados, tendo em consideração a sua execução, originalidade e criatividade. Assim foram selecionados três desenhos, de acordo com o regulamento deste desafio, os quais irão participar no Escalão 2.
A execução deste desafio foi importante para os alunos conhecerem e perceberem o ciclo produtivo da madeira, até se transformar num Eco-lápis, assim como para a sensibilização para a escolha e utilização de produtos, que são produzidos de forma sustentável, com total preservação do ambiente.