Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo (Centro Infantil) (Ílhavo)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
Memória Descritiva:
Como tudo tem um princípio, um meio e um fim…
Começamos por ver o filme informativo da fábrica Farber-Castell para nos inteirarmos do que por lá se faz e o cuidado que se tem em termos de sustentabilidade e preocupação ecológica…
Ficamos a saber que os lápis são fabricados com a madeira de uma árvore chamada pinnus-caribea e que os senhores daquela fábrica protegem o ambiente…
É muito importante cruzarmos toda a informação que vamos vendo e ouvindo para consolidarmos os nossos conhecimentos. Foi uma forma diferente de vermos que as árvores são muito importantes na nossa vida. Já sabíamos que elas nos dão o papel, daí termos muito cuidado no seu gasto quando vamos lavar as mãos. É uma das formas de as preservarmos. E ficamos a saber que, para além do papel, elas também nos fornecem, entre outras coisas, os lápis com os quais gostamos tanto de trabalhar…
Para não nos esquecermos da fábrica dos lápis e da sua floresta única, desenhamo-las no papel…
E, por fim, elaboramos o nosso trabalho para camuflar o ecolápis… Optamos por um jardim…
Delineamos o céu e a relva com aguarela feita com corante alimentar…
Desenhamos as flores com lápis de carvão para dar corpo ao nosso trabalho…Pintamos, em seguida com tinta verde, os pés das flores, folhas e relva e deixamos secar…Fomos acrescentando insetos que pintámos com canetas de feltro e lápis de cor…
Fizémos digitinta para as joaninhas … utilizamos um pau de espetada para dar corpo às formigas…
De vez em quando acrescentávamos tonalidades de cores diferentes para enriquecer o nosso trabalho…
Foi um desafio que durou algum tempo porque, como foram utilizadas várias técnicas, tivemos que esperar que as tintas secassem para sobrepor outras ou para acrescentar novas técnicas de expressão plástica…