Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (Cascais)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Este projeto do eco escolas foi proposto a todos os alunos da escola, com o intuito de avançarem voluntários. Vários alunos inscreveram-se, mas só foi entregue uma ilustração com o seguinte texto:
Quando me inscrevi neste desafio, não tive logo uma ideia em concreto do que queria fazer mas senti-me inspirado por o tema estar relacionado com a natureza e com o conceito ecológico.
Comecei a procurar inspiração em projetos que fui vendo na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril de anos passados, e gostei muito de como todos eles passavam uma mensagem forte de que é preciso mudança. Os dois projetos que me ficaram mais na cabeça foi um que tinha um peixe todo ele desenhado com lixo e um poster com várias mensagens a favor de um futuro mais ecológico e um labirinto de personagens pequenas a separar cada mensagem.
Já tinha a uma ideia, mas faltava-me saber o que iria desenhar. A pouco e pouco, fui pensando e comecei a inclinar-me para a sustentabilidade, é uma coisa que está muito presente na área da cozinha pois tentamos aproveitar os produtos ao máximo, quer seja utilizar as espinhas do peixe para um caldo ou aproveitar as cascas de laranja para um doce.
Dentro da sustentabilidade algo que sempre me impressionou foi a ideia de ter uma horta e conseguir viver e aproveitar tudo o que a terra nos der. Lembrei- me do projeto hortícola da escola e achei que seria interessante desenhá-lo. Tirei algumas fotos à procura de um ângulo em que fosse possível colocar a horta, e ao mesmo tempo mostrar a escola.
Fotos tiradas, delineei a estrutura base que queria manter, o edifício, o horizonte e o passeio. Depois comecei a preencher com plantas que aprecio, colorindo e traçando os seus contornos, chegando ao resultado final.