Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Colégio de Alfragide (Amadora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Este projeto teve a parceria da docente de Ciências Naturais e da docente de E.V/E.T. e contou com a participação de 25 crianças.
No âmbito da Natureza e da importância da sua preservação, os alunos do 2.º ciclo elaboraram vários desenhos com diferentes técnicas abordando esse mesmo tema.
Cada aluno deu asas à sua criatividade, escolheu a técnica que iria utilizar (dentro das técnicas lecionadas pela docente de E.V./E.T.) e colocou mãos à obra.
Durante a elaboração dos desenhos surgiram dúvidas sobre como eram os animais que queriam desenhar (ao pormenor) e os locais onde poderiam habitar. Alguns alunos questionaram ainda como seria a sua locomoção (posição dos membros) para tornarem o seu desenho mais realista.
Após a elaboração dos desenhos, procedeu-se a uma votação que envolveu todos os alunos e funcionários da instituição, para selecionar os três melhores desenhos quer em criatividade quer em nível de dificuldade para encontrar o eco-lápis.
Para além do desenho e de todas as dúvidas e curiosidades que foram surgindo ao longo do processo, os alunos também foram pesquisar com a docente de Ciências Naturais outros materiais que utilizassem a madeira como sua matéria-prima, para além dos lápis. Observaram também o mineral que se encontra no lápis, entrando noutro campo dos conteúdos.
Foi uma atividade muito rica quer para as crianças quer para cada uma das docentes envolvidas.