Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica e Integrada de Apelação (Loures)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

O tema “Onde está o Ecolápis” foi desenvolvido pelos alunos da turma do 9ºA, da Escola Básica Integrada da Apelação (Agrupamento de Escolas Maria Keil), na disciplina de Educação Visual, com a Professora Mara Graça.
O planeamento e o desenvolvimento das ilustrações foi distribuído por fases, aula após aula e iniciou-se com a visualização do workshop “Oficina de ilustração - Onde está o Eco-lápis?”. Depois os alunos elaboraram os primeiros esboços e ideias referentes ao tema, às técnicas e aos materiais de desenho e pintura a serem utilizados.
Na realização deste projeto, a motivação, a criação e a inspiração predominaram na observação, na imaginação e na recolha de diversas imagens da internet, de espaços verdes, florestas, jardins e diferentes espécies de animais. Os alunos da turma envolveram-se e empenharam-se na realização das ilustrações e em alguns casos, criaram mais do que uma ilustração
O disfarçar/esconder o Ecolápis na ilustração, foi um desafio para todos os alunos, que questionavam entre si, qual seria a melhor opção para esconder o Ecolápis. Na grande maioria dos trabalhos, o local do Ecolápis, foi encontrado através de trabalho colaborativo entre os alunos.
A seleção das “ilustrações” finais foram as maiores dificuldades encontradas neste desafio. Deste modo, os alunos da turma e a professora, selecionaram as três ilustrações para o desafio.
O empenho e a participação ativa nos objetivos propostos neste desafio, como o desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis) e refletir sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos, despertaram a curiosidade e o interesse de todos os alunos.
Este desafio traduziu-se numa experiência enriquecedora para os alunos e para a professora.