Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica do Castro (Trofa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Este desenho pretende representar um jardim público, atravessado por um curso de água artificial. A mini ponte faz a ligação entre as duas margens, nas quais os tipos de espécies são completamente diferentes. Na parte relvada há um banco de madeira onde se pode fazer a sesta, restabelecendo as energia.
A participação no concurso “Onde está o Eco Lápis” foi proposto aos alunos do 7.º ano na disciplina de Educação Artística e Tecnológica, onde o tema Sustentabilidade é amplamente estudado.
Tendo sempre presente, que atualmente o grande desafio da humanidade é preservar o seu padrão de vida e manter o desenvolvimento tecnológico, sem exaurir os recursos naturais do planeta mantendo a qualidade de vida e os ecossistemas em harmonia com as pessoas. Assim, foi extremamente importante dar a conhecer aos alunos o exemplo das práticas excelentes da Fábrica Faber-Castell. O material de apoio disponibilizado pela empresa foi muito explorado na abordagem do tema.
Este desafio permitiu conciliar a vertente artística e a tecnologia da disciplina. A técnica de pintura utilizada foi o lápis de cor “homenageando” assim a marca promotora do concurso Faber-Castell. O entusiasmo dos alunos na participação deste concurso foi muito positivo.