Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica e Secundária Miguel Torga (Sabrosa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

A partir da questão “Onde está o Eco-lápis?”, o docente de EV do 2º ciclo da Escola apresentou o desafio aos alunos das turmas de 6º ano com uma visualização simultânea da obra “Onde está o Wally”? e algumas imagens de espaço abertos e verdes. Também lhes foi apresentado o site do concurso e o respetivo regulamento.
Após a apresentação do projeto/concurso e alguma pesquisa, os alunos iniciaram a desafio exploratória numa folha de papel cavalinho A4, utilizando o lápis HB e a borracha branca. Depois da conclusão do desenho, os alunos executaram a pintura utilizando lápis de cor. O professor orientou os alunos com indicações/sugestões relativas às técnicas de desenho e pintura. De seguida, os alunos fixaram a imagens colorida do Eco-Lápis num determinado espaço do desenho com o objetivo de dificultar a sua observação.
Por fim, houve um pré-seleção dos seis melhores desenhos, feita pelos alunos de cada turma de 6º ano (três no 6ºA e três no 6ºB, somos uma Escola pequena...). Os finalistas e submetidos a concurso foram selecionados pelo docente de EV das turmas e pela Coordenadora do Eco- Escolas.
Numa reflexão final, o docente de EV, Fernando Simões, reconheceu que esta atividade contribuiu para o desenvolvimento da memória visual, da criatividade, da perceção do espaço e permitiu a combinação de diferentes técnicas de pintura.
Neste trabalho especificamente, a autora, durante a pesquisa realizada nas aulas de EV no âmbito da apresentação da proposta de participação no concurso, procurou imagens de paisagens de fadas e inspirou-se numa com quedas de água.