Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

No âmbito da disciplina de Educação Visual e em parceria com a coordenadora do projeto eco-escolas, abraçamos o desafio do concurso da Faber Castell – Onde está o Eco-lápis?
Os alunos aderiram com muito empenho e interesse e participaram ativamente no processo de construção de conhecimento. A docente usou os meios tecnológicos para apresentar os vídeos e demais informações acerca do concurso. Acrescentou mais imagens da personagem que espoletou o tema: o Wally. Fizeram-se procuras do Wally em imagens e deste modo, os alunos aprenderam de uma forma lúdica e assim entenderam o conceito da proposta e a “camuflagem” tornou-se mais visível!
Tratando-se do tema jardim ou floresta e estando os grupos turma a desenvolver o conteúdo de geometria, propôs-se que o trabalho fosse construído sob a égide da figura geométrica, sendo que a personagem principal, o Eco-lápis, reúne este requisito mas tem elementos que teriam de ser desenhados à mão levantada.
Por isso resolveu-se que os produtos plásticos iriam reverter-se deste modo hibrido: uso de instrumentos de medida e de traçagem e partes desenhadas à mão levantada.
Os alunos trabalharam individualmente o seu projeto e utilizaram materiais riscadores à escolha: lápis de cor, canetas de feltro, pastel seco, pastel de óleo e aguarelas.
A seleção dos trabalhos foi feita por professores das áreas visuais, tendo sido selecionados seguindo critérios regulamentados pelo concurso, pela criatividade, expressividade, técnica e uso da cor.