Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Onde está o Eco lápis? - Desafio Faber - Castell
Memória descritiva
Os lápis são um dos produtos mais usados para escrever ou desenhar, e integram o conjunto de materiais básicos de desenho e pintura utilizados na disciplina de Educação Visual. Conhecer a sua história, a forma como são produzidos, bem com as matérias primas utilizadas na sua fabricação e o impacto ambiental provocado pela extração dessas matérias primas, fazem parte dos conteúdos da disciplina de Educação Tecnológica. A ideia de introduzir a grafite num invólucro de madeira surgiu na Alemanha em 1650. Alguns anos mais tarde, em 1761, estabeleceu-se em Nuremberg (cidade alemã) a indústria dos lápis da família Faber. A Faber-Castell, desde a década de 50, consciente da necessidade de procurar uma fonte de suprimento sustentável de madeira que não prejudicasse os ecossistemas naturais, empenha-se na realização de pesquisas e procura identificar espécies de árvores capazes de produzir madeira de qualidade para a produção dos seus lápis, sem agredir o ambiente. É uma marca que se diferencia das outras por utilizar, unicamente, a madeira das árvores plantadas especificamente para a fabricação dos seus lápis, o que acontece desde 1980, tornando-se o único produtor de lápis de madeira no mundo, com um programa de plantação próprio (15 milhões de árvores plantadas que serão utilizadas para a produção dos seus lápis - o viveiro tem a capacidade de produzir mais de três milhões de mudas por ano). Este projeto Arboris funciona paralelamente a outros projetos, igualmente importantes, como a preservação dos solos, das águas, do ar, da fauna e a consciencialização da comunidade. Atualmente 35% dos parques florestais que a Faber-Castell possui é suficiente para contrabalançar as emissões de CO2 emitidas pelas fábricas Faber-Castell em todo o Mundo.
Utilizando os materiais didáticos disponibilizados pela Faber-Castell (Brochura do Eco lápis; Cartaz do ciclo do Eco lápis) foi possível com este trabalho de ilustração ir ao encontro do domínio tecnologia e sociedade da disciplina de Educação Tecnológica, e contribuir para a sensibilização dos alunos do 6º ano. Agora estão um pouco mais capazes de apreciar e considerar as dimensões sociais, culturais, económicas, produtivas e ambientais, na utilização do material escolar, refletindo sobre os impactos produzidos pela compra de determinados produtos. Os trabalhos foram realizados durante o 2º período na modalidade de Ensino à Distância. Os alunos visionaram também os filmes:
Como Fazemos os Lápis? - https://www.youtube.com/watch?v=KwLHEMCWObc, que sintetiza o processo de fabricação deste material riscador produzido pela Faber-Castell;
Floresta - https://www.youtube.com/watch?v=t7XFq_myH54 , onde explica que o ser humano depende das florestas. Seja pelos produtos que ela fornece, como madeira, papel, energia e alimento, seja por sua importância na conservação da água, na proteção do solo, no sequestro de carbono ou na manutenção da biodiversidade, hoje conhecidos como serviços ambientais e ecossistémicos;
Floresta Portuguesa - https://www.youtube.com/watch?v=-FRMfDIlCG8, sobre a necessidade de proteger as florestas.
Para a realização do trabalho de ilustração, foram analisadas de várias imagens da série de livros “Onde está o Wally’” criada pelo ilustrador britânico Martin Handford, de forma a perceberem como é que se pode camuflar uma personagem; e várias fotografias e desenhos representativos de florestas e jardins, tendo em conta a organização do espaço bidimensional, e a representação de diferentes elementos que compõem esses mesmos espaços. A realização do trabalho permitiu aos alunos utilizar conceitos específicos da comunicação visual como luz, cor, ritmo, proporção/ desproporção com intencionalidade, criando narrativas visuais e novos modos de interpretação.
Depois do regresso à escola presencial, os trabalhos realizados foram expostos no âmbito da semana eco escolas, que decorreu entre 19 e 23 de abril, intervindo na comunidade reconhecendo o papel das artes nas mudanças sociais.
Posteriormente foram selecionados os três melhores, tendo em conta critérios de avaliação da disciplina de Educação Visual, nomeadamente: a representação, a criatividade, a expressividade, o rigor na aplicação das técnicas de pintura com lápis de cor, a organização do espaço bidimensional da folha A4 e a qualidade formal.