Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica Vale do Este (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

No âmbito do Programa Eco-Escolas, os alunos do 2º e do 3 º Ciclo foram desafiados a participarem no projeto “Onde está o Ecolápis’” – Desafio Faber-Castell. Neste sentido, e para dar a conhecer esta iniciativa, foram promovidos diversos momentos de reflexão no Âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade que permitiram, entre outros: fomentar o interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente, ampliar os conhecimentos ecológicos, consciencializar para o meio que nos rodeia e sensibilizar para os problemas ambientais. Estes momentos, que tiveram o Ecolápis como o seu precursor, aliados à exploração das famosas ilustrações de Martin Handford, da sua personagem “Wally” e do estudo dos elementos do discurso gráfico (figura-fundo) na disciplina de Educação Visual, facilitaram a apresentação de propostas críticas e criativas.
Assim, e de acordo com as orientações dadas, foram selecionados os seguintes projetos como resposta ao desafio lançado.