Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica da Quinta Nova da Telha (Barreiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

O desafio “Onde está o Eco-lápis”, foi trabalhado por alunos dos quinto e sexto anos da Escola Básica Quinta Nova da Telha.
Os alunos realizaram este projeto de forma interdisciplinar, com o participação das disciplinas de Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, bem como de EV e ET.
Nas disciplinas de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento, foram trabalhados os temas “Desenvolvimento Sustentável” e “Educação Ambiental”, os alunos começaram por visionar o vídeo disponibilizado pela Faber Castel e visionaram, ainda, outros vídeos sobre a temática proposta no desafio como ponto de partida para debates feitos entre os alunos das turmas.
Nas aulas de Educação Visual, os alunos concretizaram os seus trabalhos, tendo sido feito um estudo prévio da cor e de seguida, recorreram à técnica do desenho.
Os professores envolvidos procuraram despertar os alunos para a necessidade de tomarem atitudes corretas relacionadas com o meio ambiente e que estes transmitissem os conhecimentos adquiridos às suas famílias.
Consideramos que a participação neste desafio foi muito positiva porque os alunos demonstraram-se bastante entusiasmados na realização dos trabalhos e muito interessados pelas questões ambientais e pela necessidade de preservar a floresta, por exemplo. .