Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (Gondomar)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória descritiva
1. IDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS
Beatriz Mendes Pacheco da Silva Esteves
Daniela Cristina Pinto da Costa
Rosana Martins Soares da Silva
2. IDENTIFICAÇÃO DA TURMA
Curso Profissional Técnico de Desenho Gráfico 11º ano
3. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar
4. PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Numa 1.ª fase, a professora Paula Marinho fez uma abordagem ao tema da Educação Ambiental para a Sustentabilidade à turma, refletindo em conjunto com os alunos sobre os comportamentos de consumo e a preservação do ambiente, tomando consciência que o consumo consciente é muito importante.
Depois desta reflexão, apresentou o ciclo de vida do Ecolápis projetando a sua Brochura.
Analisamos a sua história, os seus projetos, prémios, certificações. Ficamos a conhecer o seu projeto pioneiro e único do Mundo, de plantação de árvores para a produção dos seus lápis. Entretanto, a professora trouxe para aula material da Faber-Castell para experimentarmos e utilizarmos nas nossas ilustrações. São produtos que utilizam na sua composição madeira 100% plantada, com certificação FSC, que garantem a máxima qualidade com total respeito pelo ambiente e pelas comunidades. A produção Faber-Castell é respeitadora do meio ambiente, com o certificado COC, que garante que a madeira para a fabricação dos seus lápis é proveniente de florestas sustentáveis.
Passamos ao desenho. Ilustramos em suporte de papel um espaço verde onde o Ecolápis teria de se encontrar camuflado, tendo como exemplo o livro “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford. Como materiais de pintura utilizamos lápis de grafite, lápis de cor, aguarelas, caneta de bico fino e guaches.
Finalmente, a professora, em conjunto com a turma, fez uma seleção de três trabalhos para enviar para o desafio Eco-Lápis, uma iniciativa promovida conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell.
A participação neste concurso permitiu, não só desafiar a imaginação e a criatividade, mas também experimentar materiais com grande qualidade, desenvolvendo competências, habilidades e a capacidade de trabalhar no desenvolvimento de um projeto.
Foi muito interessante desenvolver este trabalho, repensando no futuro do nosso planeta.
S. Pedro da Cova, 12 de maio de 2021