Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica e Secundária Dom Martinho Vaz de Castelo Branco (Vila Franca de Xira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

CONCURSO “ONDE ESTÁ O ECOLÁPIS?”
MEMÓRIA DESCRITIVA – AEPSI - Aristides de Sousa Mendes
No âmbito do Projeto Eco-Escolas alguns alunos do 2.ºciclo de escolaridade, aderiram ao desafio “Onde está o EcoLápis?”.
Esta atividade, proposta pelo Eco-Escolas, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e pela Faber-Castell, pretendeu desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de trabalhos originais de Ilustração de um espaço verde (floresta, jardim), onde deveria estar representada a personagem EcoLápis. Tinha igualmente como objetivos: desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade; conhecer o ciclo de vida do Ecolápis; promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; desenvolver a criatividade; e aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.
INTERVENIENTES: alunos do 2.ºciclo de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Educação Visual e Oficina Criativa (Disciplina de oferta de Escola)
COORDENAÇÃO DESTE PROJETO: Prof.ª Joaquina Oliveira
METODOLOGIA / ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
Os vários trabalhos foram desenvolvidos em diferentes turmas, do 2.ºciclo, em transversalidade com as disciplinas supramencionadas. Implicaram a criação de esboços iniciais, de modo a encontrar equilíbrio visual, encontrando soluções para os obstáculos com que se deparavam. Primeiramente, registaram graficamente vários elementos, os quais se cruzam com as aprendizagens essenciais e determinados conteúdos das disciplinas, sendo que traduziu a beleza da assunção de uma postura conducente ao conceito de proteção do ambiente. Foram abordadas e consolidadas várias áreas das disciplinas envolvidas.
A proposta de adesão a este Concurso, aos discentes, por parte dos docentes, teve como recurso um PowerPoint explicativo do Concurso, dos seus objetivos e respetivo Regulamento com o faseamento de toda a atividade a desenvolver; foram apresentados os materiais disponibilizados pela Faber-Castell, como a Brochura do Ecolápis e o Cartaz com o ciclo do Ecolápis. Os alunos tiveram igualmente a possibilidade de assistir ao vídeo da Oficina de Ilustração – "Onde está o Eco-Lápis?" frequentada pela docente Coordenadora do Projeto.
Os diversos trabalhos iniciaram-se ainda no E@D, durante o 2.º período e concluídos no 3.ºperíodo, sendo que dos projetos finais, depois de concluídos, foram selecionados alguns. Esta seleção foi difícil, uma vez que os resultados foram excelentes.
Os alunos apresentaram trabalhos diversificados e criativos, utilizando os materiais riscadores e suporte exigido no regulamento do Concurso.
A TÉCNICA utilizada foi a aplicação das técnicas dos materiais riscadores utilizados e a consolidação de conteúdos inerentes às disciplinas.
MATERIAIS
Materiais riscadores e folha de papel cavalinho A4.