Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Para a realização deste trabalho, os alunos do 3.º e 4.º ano, que pertencem ao conselho eco-escolas, tiveram a colaboração e ajuda dos coordenadores do projeto. Inicialmente, nas aulas de “mundo digital”, os alunos pesquisaram várias imagens relacionadas com a temática. O objetivo era selecionar imagens, preferencialmente só contornos, de modo que se pudessem escolher as mais adequadas e com elas fazer uma composição original.
Após serem selecionadas as imagens, estas foram redimensionadas e projetadas no quadro interativo. Utilizando uma folha branca de papel, de tamanho A4, onde tinha sido previamente impressa a imagem do eco lápis, os alunos foram decalcando e fazendo uma composição livre, contando sempre com a ajuda e orientação dos coordenadores do projeto.
O objetivo era criar uma composição com vários elementos, por forma a tentar esconder ou camuflar, o mais possível, o eco lápis.
Após a composição ser realizada, e feitos os respetivos ajustes, chegou a hora de colorir a mesma. Uma vez que o eco lápis é bastante colorido e tem cores fortes, optamos por nos inspirar nas cores do inverno e utilizar esses tons (laranjas, rosas, roxos, etc.). Para colorir, foram utilizados lápis de cor aguareláveis, de várias tonalidades, permitindo a criação de diversos degrades. Para dar vida à imagem, tornando-a mais apelativa, optamos por contornar todos os desenhos com uma caneta preta.