Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Escola Básica e Secundária de Paredes
Coordenadora Eco-Escolas: Professora Lídia Vale
Trabalho desenvolvido em grupo turma (6.ºG)
Tema: Onde está EcoLápis
Objetivos: Pretende-se, com este desafio, desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de trabalhos originais de Ilustração de um espaço verde (floresta, jardim), onde deve estar representada a personagem EcoLápis. À semelhança de “Onde está o Wally?”, a personagem EcoLápis deverá estar “camuflada” no espaço verde, para ser de difícil identificação.
Objetivos:
– Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade;
– Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis);
– Promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos;
– Desenvolver a criatividade;
– Aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.
Foi apresentada a todos os alunos a brochura e o cartaz disponibilizado na página do desafio, assim como a Banda Desenhada elaborada pela turma no ano transato, no âmbito do concurso “O Ciclo de Vida do EcoLápis da Faber-Castell, no qual a nossa escola ficou no honroso terceiro lugar.
Salientou-se a importância da política Ambiental Florestal, que esta marca adotou. Tendo por base, um conjunto de compromissos permanentes da Empresa com o ambiente, que vão além das exigências da legislação existente, são eles: - Prevenir e minimizar os riscos ambientais, através da criação de iniciativas e práticas amigas do ambiente e melhorias contínuas dos processos. - Envolver e difundir entre os colaboradores, parceiros e a própria comunidade o Sistema de Gestão Ambiental. - Tomar decisões sempre baseadas no equilíbrio entre os aspectos ambientais, sociais e económicos.
Metodologia do trabalho de projeto:
1-Elaboração de um trabalho com recurso a pesquisas on-line;
3- Visualização da oficina de Ilustração “Onde está o Ecolápis?”;
2-Escolha da técnica e material de pintura a utilizar;
4-Ilustração da paisagem escolhida, recorrendo ao desenho e pintura com um material riscador à escolha (lápis de cor, marcadores, aguarelas…);
5-Escolha dos trabalhos a submeter a concurso;
6- Registo fotográfico e publicação do mesmo (colocação na plataforma Eco-Escolas, a ilustração final e o pormenor do Ecolápis).