Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

No início não sabia o que fazer ao certo, pensei em fazer um local com cerejeiras japonesas para esconder o lápis, mas era um pouco difícil, então decidi fazer uma paisagem com uma casa, um capo e montanhas de fundo, e depois esconder o lápis em algum sítio. Mas depois tive a ideia de fazer como os desenhos do Wally então mudei mais uma vez. Mudei para uma paisagem no leito do rio mas decidi depois apagar o rio e só deixar as árvores. O objetivo e preencher uma certa área como muitas pessoas, igual aos desenhos do Wally. Fui desenhando e desenhando até que só faltava pintar o desenho. Decidi colocar o lápis no canto inferior direito da folha. Não sou muito bom a esconder coisas, então decidi compensar com a pintura. Utilizei os lápis normais da Faber Castel que são muitos bons. Depois da pintura acabei o trabalho escrevendo o que restava desta memória descritiva.
O eco lápis é plantado de forma sustentável, numa das florestas da Faber Castel, cumprindo todas as normas para que se torne um processo sustentável assim protegendo grandes reservas nacionais e ajudando, e muito, na preservação das florestas. Existem muitas mais formas de prevenção como por exemplo a reflorestação que é a plantação de novas árvores quando as velhas são cortadas em áreas reservadas para esse tipo de coisa. Assim sempre mantendo sempre um ciclo aonde não ficamos com uma área sem floresta.
Preservar a floresta é importante, porque ela também é o lar de muito seres vivos que lá vivem. É importante também para que seja possível converter dióxido de carbono existente na atmosfera em oxigénio. O dióxido de carbono é um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa, que afeta todos os seres vivos. Se nós não tivemos cuidado com as florestas, pode haver consequências terríveis que afetam as outras espécies e também a nós, seres humanos. Por isso, devemos sempre cuidar delas e protegê-las de ameaças que as podem destruir como, por exemplo, os incêndios e certas ações humanas.