Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Primeiro pesquisei imagens de espaços verdes no google imagens, depois fiz o rascunho e quando fui passar a limpo fiz algumas mudanças no desenho De seguida, pesquisei imagens de pássaros para colocar nas árvores. Quando o desenho estava concluído, comecei a fazer a memória descritiva e pesquisei sobre a importância do fabrico de lápis a partir de árvores plantadas de forma sustentável e a importância das florestas e da sua preservação.
O desenho em si, é uma cerca protegendo umas árvores com vários pássaros e Eco lápis de diversas cores e formatos nos ramos, mas só um é o correto (o lápis vermelho entre os ramos no lado direito na folha).
Para este trabalho, utilizei tintas, lápis de cor, canetas de ponta fina (0.05; 0.5 e 0.4), marcadores e cotonetes. O processo fabril do Eco lápis, além de contribuir para a preservação da camada de ozono e de utilizar material biodegradável, garante um aproveitamento total das árvores.
As florestas ocupam cerca de 3 mil milhões de hectares, logo a sua preservação é importante porque garante a sobrevivência dos animais e dos microrganismos que lá vivem. Além disso, as florestas são importantes para purificarem o ar que respiramos, tem um importante papel no ciclo de chuvas e no clima em geral e ajudam na conservação dos solos e das águas.
A crescente perda de mancha florestal, por um lado, e o reconhecimento da importância da floresta enquanto mecanismo regulador do equilíbrio do planeta, por outro, tornaram urgente a procura e a aplicação de medidas de preservação das florestas como a criação de áreas protegidas, promoção da reflorestação e prevenção de incêndios etc.