Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Para fazer este trabalho eu usei os seguintes materiais:
1 folha A4
Lápis de cor
1 caneta de ponta fina 0.5mm
1 lapiseira
1 borracha
Processo:
Comecei por fazer o esboço com a lapiseira na folha A4, em seguida passei o esboço mais pormenorizado para a folha oficial finalizei todos os promenores do desenho, começando assim a pintura, que foi realizada com lápis de cera e contornada por uma caneta de ponta fina. Por último, mas não menos importante, fiz uma sombra em alguns locais.
O fabrico de lápis é feito a muito tempo por ser um objeto eficiente e com diversas utilidades sendo usado por milhões de pessoas com idades variadas. O fabrico, sendo em quantidades enormes, faz que haja uma gigantesca desflorestação para uso no fabrico sendo assim altamente prejudicial para as florestas. No caso da Faber-Castell, tal não acontece, porque planta as próprias árvores para o fabrico de lápis, sendo assim uma empresa ecológica.
Sem as florestas, não teríamos ar puro, nem água potável, nem muitos dos alimentos que precisamos para viver. Portanto, estamos em dívida com elas. Porém, a desflorestação está a pôr em perigo ecossistemas dos quais a riqueza natural do planeta e sua capacidade dependem para enfrentar as mudanças climáticas. Por isso é tão importante a existência de empresas como a Faber-Castell.