Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Cooperativa de Ensino de Vila Nova de Famalicão, CRL. - Escola Profissional CIOR (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

A EP CIOR participou, pela primeira vez, neste projeto.
Os grandes objetivos inerentes a esta participação prenderam-se com:
- Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da educação ambiental;
- Sensibilizar a comunidade educativa para a importância do desenvolvimento sustentável;
- Desenvolver a criatividade dos alunos.
Segue-se uma breve descrição dos desenhos selecionados, nas palavras dos próprios autores:
DESENHO Nº1 - Filipa Araújo
Este desenho insere-se no projeto “Ecolápis” e visa um retrato da nossa escolha, em que o principal objetivo era integrar o “Ecolápis” dentro do contexto da natureza.
O meu desenho retrata uma pequena floresta a caminho das montanhas na qual desenhei uma imagem primaveril em que me inspirei num desenho animado. Contém um rio em que a água se encontra limpa e saudável, campos verdejantes e fora do perigo da poluição humana, flores animais e umas belas montanhas.
O objetivo é desenvolver conhecimentos habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a sustentabilidade, desenvolver a criatividade do aluno. Ajudá-los a perceber o quão importante é mantermos o nosso mundo limpo e saudável o que nos últimos tempos tem sido tudo menos um mundo saudável, pois, infelizmente o ser humano é o maior inimigo da terra, às vezes sem perceber pois não tem as devidas informações. Ou seja, é para mostrar ao próximo a importância da proteção do ambiente.
DESENHO Nº2 - José Eduardo
Este desenho insere-se no projeto “Ecolápis”. O meu desenho retrata uma bonita floresta constituída por árvores e flores verdejantes. Nota-se um ambiente feliz, saudável e bonito. Desenhei árvores e plantas para retratar o ar puro que deveríamos respirar. O rio límpido que significa que não há poluição e que os animais crescem saudáveis e felizes. É uma paisagem idílica que qualquer pessoa gostaria de presenciar. Escondi o lápis num cogumelo uma vez que são do mesmo tamanho e a cor permite mascarar o item.
Os objetivos foram desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade, mas também a nossa criatividade.
Fiquei feliz por ser selecionado e por ter participado neste projeto interessante.
DESENHO Nº3 - Maria do Rosário
O meu trabalho insere-se no Projeto “Ecolápis” e o meu desenho pretende retratar uma fotografia da natureza. O objetivo deste desenho é, também, esconder o Ecolápis.
Neste sentido, o meu desenho retrata uma floresta na qual desenhei uma imagem primaveril inspirada num desenho animado.
Assim, o meu desenho contém uma floresta, com um pequeno relvado verdejante, flores, árvores, animais, cogumelos, pedras, nuvens e um sol brilhante e o meu Ecolápis estará escondido na floresta.
Esta atividade teve como grande objetivo desenvolver a educação ambiental, chamar a atenção para a importância do desenvolvimento sustentável. Paralelamente permitiu desenvolver a criatividade dos alunos.
Fiquei feliz por ser selecionada e por ter participado este projeto do tao interessante.