Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica Cristóvão Falcão (Portalegre)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Os trabalhos enviados são a seleção de três, de 30 desenhos realizados por alunos de duas turmas do 6º ano (C+D) da Escola Cristóvão Falcão (Agrupamento de Escolas do Bonfim – Portalegre) e escolhidos por um júri constituído por professores de Educação Visual de 3º ciclo e um elemento da direção.
O tema foi proposto às turmas, utilizando a metodologia de projeto. Foi referido qual o problema (concorrer ao concurso “Onde está o Ecolápis? – Desafio Faber-Castell” e cada aluno foi encontrando a melhor solução para responder ao problema.
Houve uma investigação pessoal de imagens relacionadas com a natureza e o ambiente natural, sendo selecionada uma imagem por aluno. Cada aluno tentou reproduzir com a sua criatividade pessoal, o melhor possível essa imagem e introduziu no desenho realizado a figura do Ecolápis mostrado anteriormente aos alunos.
Houve um grande envolvimento e participação dos alunos na tarefa. Todos os alunos revelaram muito interesse na realização da atividade e uma grande expetativa perante o resultado do concurso.
Os alunos usaram folhas de papel cavalinho A4, lápis HB, borracha branca e régua de 40 cm. Para pintura foram usados, essencialmente, os lápis de cor e as canetas de feltro.