Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica de Atouguia da Baleia (Peniche)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Para começar, a minha ideia era fazer um jardim, assim teria mais oportunidades de usar flores vermelhas para disfarçar o Ecolápis. Para baralhar e disfarçar o local do Ecolápis, optei por pôr uma cerca de madeira com linhas retas. Adicionei um portão na esquerda e coloquei umas flores para dificultar ainda mais a procura do lápis. A seguir, fiz uma grande árvore na direita, para despertar a atenção dos observadores na árvore e não no Ecolápis. Fiz alguns detalhes no troco da mesma e adicionei flores. Ao lado da árvore, coloquei cogumelos e logo á esquerda flores de caule alto, com uma forma pontiaguda. Com os caules das flores fiz linhas retas e fiz com que as flores não tivessem todas direitas, mas sim umas inclinadas para um lado e outras para outro, com intenção de disfarçar e baralhar. Ao lado fiz um arbusto com flores, para fazer o mesmo efeito da árvore. Depois decidi que precisava colocar algo nos cantos, assim fiz plantas pontiagudas, que se espalhavam do canto inferior direito e do canto inferior esquerdo, e ao progresso que as plantas se localizavam mais para o centro inferior, o tamanho das mesmas diminuía. No fundo, desenhei árvores, todas diferentes umas das outras. Por fim, no processo do desenho, para tornar a procura do Ecolápis ainda mais difícil, adicionei impostores, a Ecocaneta, a Ecotesoura, a Ecoborracha e a Ecorégua.
No processo da pintura, comecei por pintar de vermelho maior parte das flores, alguns cogumelos e o Ecolápis, assim não teria de preocupar ao longo da pintura onde tenho que pintar de vermelho. Para o desenho não ficar muito repetitivo e secante, pintei vários tons de verdes e castanhos. Também resolvi pintar as flores do portão e alguns cogumelos de forma mais colorida, para dar um tom mais leve ao desenho. No fim, resolvi ainda usar o vermelho e fiz um degrade nas plantas dos cantos inferiores, e carregar nas linhas do desenho.
Ana Maria Santos