Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 Gomes Eanes de Azurara (Mangualde)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

O desafio promovido pela ABAE e pela Faber-Castell foi acolhido com entusiasmo pelos alunos da Escola Gomes Eanes de Azurara, no Agrupamento de Escolas de Mangualde.
Nesta escola, todas as quartas-feiras à tarde e sextas-feiras de manhã, um grupo de alunos provenientes de diversas turmas do 2º e 3º ciclo, reúne-se para participar ativamente no “Clube Eco-Escolas”. Neste clube, há sempre muitas tarefas a desempenhar, desde o cultivo e manutenção da horta biológica, à reutilização de materiais para a construção de ninhos e comedouros para pássaros. Foi precisamente neste contexto que se elaboraram as ilustrações para o concurso: “Onde está o Ecolápis?”
Ainda durante o período de confinamento, os elementos do clube reuniram-se online, a fim de conhecerem esta atividade e os seus objetivos. De seguida, através dos materiais disponibilizados, tomaram conhecimento do ciclo do Ecolápis e deixaram-se surpreender pelo processo de fabricação dos lápis da Faber-Castell e sobre a sua responsabilidade ambiental, enquanto empresa neutra em emissões de carbono. Em conjunto com os professores responsáveis, refletiram acerca da diferença entre as opções sustentáveis e os impactos produzidos pelo desperdício de produtos.
Seguidamente, conscientes de que um trabalho final não se alcança no mesmo instante em que se pega numa folha, o processo criativo desenvolveu-se da seguinte forma: em primeiro lugar, os alunos elaboraram uma “chuva de ideias”, na qual partilharam palavras relacionadas com a floresta; depois, com o auxílio dos professores responsáveis, passaram à fase de investigação, na qual pesquisaram imagens relacionadas com o tema e foram desafiados a observar mais atentamente a natureza que os rodeia; por fim, chegou a hora de começar os primeiros estudos e esboços, individualmente.
Enquanto este processo se foi desenvolvendo, o confinamento terminou e regressámos ao ensino presencial. Aí, os professores recolheram todos os trabalhos elaborados pelos alunos e integraram, em três composições visuais, diversos elementos provenientes de diferentes esboços. Tal como foi sugerido no workshop de ilustração, a realidade foi desconstruída e transformada, a fim de ser explorada de forma mais criativa. As principais fontes de inspiração, para além das imagens anteriormente referidas, foram a observação de aves que se faz no clube e a observação da paisagem montanhosa e florida que envolve a nossa escola.
No que diz respeito à pintura, os alunos utilizaram técnicas mistas: aprenderam e treinaram a utilização da aguarela, para os fundos; pintaram os elementos das composições com lápis de cor, marcador e lápis de cera; e finalizaram os trabalhos, contornando as formas com marcador preto. Os resultados finais agradaram muito a todos os elementos do clube.
Quanto ao Ecolápis, sobre isso não nos podemos pronunciar… Está muito bem escondido em cada ilustração!
A Coordenadora: Manuela Cardoso
Com a especial colaboração do Professor Luís Almeida
Trabalho realizado por:
Beatriz Pires, Lara Lopes, Lara Amaral, Manuela Alcântara, Margarida Lucas, Matilde Costa, Rafael Cardoso, Sofia Oliveira.