Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 Roque Gameiro (antiga EB 2º e 3º ciclos Roque Gameiro) (Amadora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

A Coordenadora do Programa Eco-Escolas na escola, apresentou o desafio Faber- Castell a todos os Diretores de Turma e aos Delegados de Ambiente, para que estes o divulgassem junto dos seus alunos ou colegas.
De imediato alguns alunos, manifestaram grande interesse em participar. Entretanto, o ensino passou a ser feito à distância e surgiu aqui a oportunidade dos alunos, poderem participar neste desafio “Onde está o Ecolápis?” com orientação nas aulas síncronas de EV.
Nestas aulas e de acordo com o programa, foram lecionados conteúdos referentes à unidade dos Elementos Estruturais da Linguagem Plástica e à unidade de Comunicação Visual, tendo os alunos aplicado esses conhecimentos no trabalho de ilustração. No 7º ano foi feita uma abordagem ao Ponto, Linha e Textura. No 8º ano foi feita uma abordagem à cor e aos valores lumínicos. Os alunos utilizaram técnicas e materiais de desenho e pintura que acharam mais adequado para se expressarem, lápis de cor, canetas de feltro e aguarelas. Também, foi feita uma abordagem à Perceção Visual e à relação Figura/Fundo, visionando imagens de camuflagem da forma/figura através de texturas e cor nas Artes Visuais.
Ainda nas aulas síncronas, os alunos visionaram imagens referentes ao livro “Onde. está o Wally?” do ilustrador Martin Handford e os documentos disponibilizados pela “Faber Castell” (apresentação, vídeo, brochura e cartaz), cujo objetivo foi o de sensibilizar para a escolha e utilização de produtos, que são produzidos de forma sustentável com total preservação do ambiente e o de conhecerem/compreenderem e refletirem sobre o ciclo produtivo da madeira, até se transformar num Ecolápis;
Os alunos foram muito recetivos, houve um excelente envolvimento por parte de todos. Fizeram nas aulas assíncronas um intenso trabalho de pesquisa através da internet e como complemento foi-lhes sugerido o visionamento da minissérie passada na RTP2 “Ottilie Von Faber-Castell”.
A participação foi muito grande, infelizmente tiveram de ser selecionados apenas três trabalhos.