Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica com Pré-Escolar de Santo António e Curral das Freiras - sede (Funchal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Apelando à reflexão sobre os impactos associados à compra e ao desperdício dos produtos, a Faber-Castell promoveu, em parceira com a ABAE | Programa Eco-Escolas, a iniciativa “Onde está o EcoLápis?”. Inspirada no famoso livro Onde está o Wally?
Na nossa escola o trabalho foi desenvolvido ao longo do segundo período em aulas não presenciais em ensino à distância e no início do terceiro período em aulas presenciais, com muito empenho e criatividade por parte dos alunos, no âmbito da disciplina de Educação Visual.
O trabalho foi desenvolvido com alunos do terceiro ciclo (5 turmas), envolvendo um total de 94 alunos.
Com esta ação pretendeu-se desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade. O mote passou por desafiar os alunos para a elaboração de trabalhos originais de ilustração de um espaço verde, onde estava presente a personagem EcoLápis, mas de forma camuflada.
Os objetivos: - Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade; – Promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; – Desenvolver a originalidade e criatividade com representação de espaços verdes reais e imaginários; foram cumpridos.
Conforme solicitado pela Faber Castell, foi explicado o processo de fabricação dos respetivos lápis da marca e como são produzidos de forma sustentável, preservando, assim, o ambiente e minimizando a pegada ambiental.
O trabalho foi iniciado com a mostra da brochura do Ecolápis e do cartaz com o ciclo do Ecolápis, proporcionados pela Faber Castell, como motivação e promoção de uma consciência ecológica e ambiental sustentável. Seguidamente os alunos realizaram trabalho de pesquisa no Google sobre as ilustrações de Martin Handford – Onde está o Wally?
No desenvolvimento do seu trabalho, os alunos elaboraram esboços de forma e de cor, escolhendo a ideia mais criativa e original. Prosseguindo para a Arte final realizaram o trabalho aplicando os conteúdos da disciplina e as metas curriculares, nomeadamente, a linha, as formas, o plano, o volume, a luz, o claro escuro, a textura, as cores em degradé. Os materiais mais utilizados foram os lápis de cor, que permitiram uma grande riqueza tonal. A personagem do Ecolápis foi incluída de forma reduzida para que ficasse o mais camuflada possível.
Os trabalhos resultantes foram de grande qualidade expressiva e criativa o que tornou difícil a escolha apenas de três trabalhos.
Todo o trabalho foi uma experiência de aprendizagem, desenvolvendo-se ações estratégicas de ensino orientadas que contribuíram para o percurso formativo dos alunos e o desenvolvimento das suas competências e perfil, nomeadamente, conhecedor, sabedor, culto, informado, criativo, crítico, analítico, indagador, investigador, sistematizador, organizador, questionador, comunicador, autoavaliador, participativo, colaborador, responsável, autónomo e cuidador de si e do outro.