Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 de Maceda (Ovar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

O desafio nacional “Onde está o Ecolápis?” foi apresentado pelas coordenadoras do Programa Eco-Escolas , numa reunião de Conselho Eco-Escolas, de modo a divulgar esta iniciativa da Faber-Castell
Posteriormente, nas aulas de educação visual, os docentes divulgaram o desafio junto dos alunos do 2º e 3º ciclos, apresentando o regulamento do mesmo. Deu-se início ao projecto com pesquisas sobre a Faber-Castell na internet, nomeadamente a história e o fabrico de lápis através dos tempos.
Este desafio permitiu desenvolver conhecimentos e atitudes no âmbito da educação ambiental; sensibilizar os alunos para os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos; desenvolver a imaginação e a criatividade dos alunos; e aplicar técnicas e materiais de desenho, corte, colagem e pintura.
Deu-se início à elaboração dos trabalhos de representação, através de desenho, de um espaço verde com a incorporação da personagem Ecolápis.
Neste trabalho foi usada a técnica de desenho e pintura com recurso a lápis de cor.