Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica e Secundária D. Manuel Ferreira Cabral (Santana)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva
Onde está o Ecolápis? – Desafio Faber-Castell
O repto Faber-Castell, iniciativa incrementada pela ABAE e a Faber-Castell, intitulada “Onde está o EcoLápis?” foi abraçada com muito entusiasmo e motivação pelos alunos.
Os alunos foram incitados, sob a orientação da professora de Educação Visual, a desenvolver narrativas visuais originais circunscritas a um espaço verde, floresta/jardim, nas quais se encontra reproduzido integralmente, quanto à cor e forma, e de forma dissimulada, o protagonista das ilustrações, o EcoLápis, com 1 cm de altura, com o intuito de dificultar a sua deteção.
As ilustrações foram concebidas de forma policromática, através da exploração das potencialidades dos lápis de cor e canetas de feltro, sobre folhas de papel cavalinho de formato A4.
Antes de os alunos principiarem as ilustrações, inteiraram-se dos objetivos que subjazem a este desafio. Neste sentido, tiveram a oportunidade de compreender o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: brochura do Ecolápis + cartaz com o ciclo do Ecolápis); refletir e desenvolver uma atitude crítica no que diz respeito à Educação Ambiental para a Sustentabilidade, em estreita ligação com as artes visuais.
Neste desafio, foram envolvidas duas turmas de sétimo ano e uma turma de quinto ano da nossa escola. Cada um dos alunos desenvolveu uma ilustração e empenhou-se com afinco. Os resultados finais foram surpreendentes e foram distintos uns dos outros. Depois, com o contributo das professoras que dinamizam o projeto Eco-Escolas e da professora de Educação Visual, das turmas supramencionadas, procedeu-se à seleção dos melhores trabalhos, os quais traduzem de forma pessoal e criativa as finalidades desta iniciativa.
Esta ilustração é da autoria de um aluno de 7.º ano.