Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Participaram os alunos: Carlos Eduardo Lino, da turma B do 6º ano ;Marcelo Cabeça Moreira do 5ºA; Lara Gonçalves de Meneses do 5ºB ;sob a coordenação da professora Ana Maria Viseu Conceição. A maior parte dos alunos assistiram ao workshop sobre ilustração que a ABAE promoveu.
Esta atividade foi inserida na disciplina de Educação Visual, tendo como objetivos o desenvolvimento quer da criatividade, quer da aplicação dos conhecimentos adquiridos e tornar os alunos mais interventivos e colaborativos. Saliento o empenho e a dedicação dos alunos, tendo por base as aprendizagens adquiridas e a orientação da professora. Na concretização destas ilustrações, os alunos apresentaram trabalhos originais e criativos tanto na aplicação de conhecimentos adquiridos como no domínio de várias técnicas.
Neste contexto foi importante sensibilizar os alunos para a necessidade de preservar a Natureza e fomentar a consciencialização coletiva para a problemática do aquecimento global e da poluição.
Todos os trabalhos foram realizados em folhas de papel cavalinho e papel de aguarela A4. Os alunos começaram por representar graficamente, com lápis de grafite, ilustrações de uma zona verde: uma floresta, um bosque ou um jardim, tentando caracterizar a sua fauna e a sua flora. Para a aplicação da cor foram várias as técnicas utilizadas nas ilustrações: lápis de cor, lápis de cor aguareláveis e marcadores. Por fim, escolheram o melhor local para desenhar discretamente a personagem do Ecolápis.