Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2 da Benedita (Frei António Brandão) (Alcobaça)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória descritiva – Onde está o Ecolápis?
Como foi implementado o desafio
O desafio foi feito aos alunos durante uma aula síncrona (por videoconferência) com o visionamento de slides “ Onde está o Wally?” Durante esta aula, alguns alunos tiveram oportunidade de mostrar livros ou imagens do Wally aos colegas e explicarem que a ilustração era feita com as cores do Wally para ser mais difícil encontrá-lo/identificá-lo.
Como foi desenvolvido o trabalho
Para o desenvolvimento do trabalho foram postados na plataforma Google Classroom, Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis para que os alunos ficassem a conhecer a importância do trabalho ambiental e economicamente responsável na produção do Ecolápis e ainda o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell).
Alguns alunos também assistiram à oficina de ilustração no Youtube, ”Onde está o Ecolápis”.
O projeto do desafio Onde está o Ecolápis foi elaborado através do E@D (Ensino à Distância) o que implicou o desenvolvimento da atividade em casa, com a entrega/proposta de ideias no Google Classroom.
A partir das aulas por videoconferência, os alunos foram sensibilizados para a elaboração de um desenho / ilustração de um espaço verde, como floresta, mata, jardim.... onde deve estar representada obrigatoriamente, a personagem Ecolápis. Na ilustração o Ecolápis deverá estar “camuflado” no espaço verde, para ser de difícil identificação.
O Ecolápis deverá ser reproduzido na íntegra e o tamanho mínimo não poderá ser inferior a 1cm.
Para a pintura os alunos podiam usar/aplicar lápis de cor, aguarelas ou canetas de feltro.
Trabalhos dos alunos:
Maria Costa – 5ºA