Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica 2/3 de Dairas - Vale de Cambra (Vale de Cambra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Trabalho individual da aluna Ana Tavares do 8º CD. Em semelhança de “Onde está o Wally?”, as turmas do 3º Ciclo estiveram envolvidas no desafio de camuflar o “Eco Lápis” num espaço verde, imaginário e de difícil identificação. Durante o processo de trabalho, através de pesquisa em sala de aula, promoveu-se a reflexão sobre o ciclo de vida e desperdício dos produtos. A informação recolhida foi partilhada pelo grupo numa espécie de nuvem de ideias, tornando-se o suporte para a criação de todas as ilustrações. Desta forma, para além de estimular a criatividade ou as competências técnicas no âmbito do desenho e pintura, o projeto possibilitou despertar/sensibilizar para as atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Neste contexto, as ilustrações admitem dois posicionamentos: por um lado, tornam-se objeto de desafio para o observador dado que o conjunto de jogos visuais criados escondem o personagem no meio envolvente e, simultaneamente, suportam o alerta para a preservação dos ciclos da Natureza e para a necessidade de repensar/redesenhar os ciclos que criamos para os produtos que compõem as nossas vidas.