Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 Dr. António Augusto Louro (Seixal)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel:

Síntese da forma como decorreu o projeto:
Síntese Descritiva
Projeto Em Busca dos… “Suspeitos do Costume”
A participação da Escola Dr. António Augusto Louro seguiu a metodologia sugerida na página do Projeto.
FASE 1 – Preparação da Monitorização
• em janeiro, foram escolhidas 2 turmas de quinto ano de escolaridade para monitorização do projeto.
• em grupos de trabalho, os alunos fizeram um levantamento dosproblemas encontrados no recinto escolar, fotografando-o e preenchendo uma grelha de trabalho.
• foram registadas as primeiras conclusões:
- há muitolixo espalhado pela escola, sobretudo nos canteiros e arbustos;
- esse lixo é essencialmente composto porembalagens- pacotes de comida e de sumos,palhinhas e seu invólucro, sacos de plástico, etc;
- apesar da existência de caixotes do lixo e “embalouros” (nome dado aos depósitos para embalagens da escola Dr. António Augusto Louro) espalhados pela escola, muitos alunos não o usam;
• realizaram-se debates sobre o panorama encontrado, as suas causas/ causadores e as consequências;
• as conclusões foram registadas no referido documento e os grupos começaram a delinear estratégias para alertara comunidade escolar.
Antes de passarmos à fase seguinte, entrámos em confinamento e o projeto ficou suspenso.
FASE 2 - Em busca dos “Suspeitos do Costume” …
Em abril, no regresso às aulas presenciais, as 2 turmas retomaram o projeto e iniciaram a organização da campanha de sensibilização e posterior recolha de embalagens no recinto escolar:
• os grupos elaboram slogans sobre o tema;
• cada grupo de trabalho elaborou um cartaz com o seu slogan. Estes cartazes foram espalhados pelos diferentes edifícios da escola;
• inícioda Campanha de Sensibilização à comunidade escolar:
o dia 6 de maio, as duas turmas recolheram lixo e expuseram o resultado da sua recolha numa instalação com frases chamativas.
o Essa instalação ficou exposta durantes 24 horas, com o intuito de causar impacto na comunidade escolar.
o Com imagens recolhidas nesse dia foi realizado um filme que foi visionado pela comunidade escolar;
o O filme serviu de mote à fase seguinte: envolvimento de toda a escola.
FASE 3 | Alerta sobre os “Suspeitos do Costume”
A campanha de recolha de embalagens e reflexão executou-sedo seguinte modo:
• mediante uma calendarização e divisão do recinto escolar em 5 espaços, todas a turmas participaram na campanha de recolha num bloco horário, entre 17 e 28 de maio.
• todo lixo e embalagens recolhidos durante as duas semanas foi acumulado num espaço com o intuito de ficar à vista de todos e ser ponto de partida para a reflexão seguinte.
• foram recolhidas imagens da fase anterior e elaborado uma vídeo síntese da campanha, incitando a nova reflexão e discussão.
- se todos os dias eram recolhidos sacos de embalagens, como é que no dia seguinte havia mais para apanhar?
• Esta reflexão está a ser atualmente desenvolvida em algumas turmas.
Todos os dados resultantesdesta campanha foram registados na grelha “Ficha de Registo-os suspeitos do costume”.
Também serão enviados o documento preenchido pelos grupos de alunos das turmas monitoras da atividade e fotografias com evidências do acima descrito.
Professores Monitores do projeto Ana Cláudia Galrinho e Carlos Leal
Arrentela, Junho de 2021