Breve descrição
A Escola situa-se no centro de Rio Tinto.
Foi construída, numa primeira fase, no ano letivo de 2010/2011, com edifício novo e novos espaços verdes.
Atualmente aqui funcionam o 2º e 3º ciclos da escolaridade obrigatória em regime diurno. A escola é frequentada por cerca de 740 alunos.
A Missão do AERT é prestar um serviço público de educação com qualidade.
O Nossa escola tem como missão promover o seu serviço público de educação com base num projeto democrático, responsável e cooperante, com o envolvimento de toda a Comunidade Educativa, com vista ao sucesso dos alunos.
A Comunidade Educativa do Agrupamento(AERT) tem como visão alcançar maior sucesso educativo dos alunos. Pretende atingi-lo por via da sua formação integral para a cidadania e ética, promovendo a eficácia e a qualidade da educação.
O Agrupamento de Escolas de Rio Tinto pretende formar cidadãos responsáveis, cooperantes, solidários, ecológicos, saudáveis, capazes de conviver com e na diversidade.
Constituem-se como objetivos gerais orientadores da ação do AERT:
PROMOVER O SUCESSO DOS ALUNOS
DESENVOLVER VALORES E ATITUDES
POTENCIALIZAR OS RECURSOS E A INTERAÇÃO COM O MEIO
Para o desenvolvimento integral destes objetivos, constituem-se como objetivos transversais de todo o processo educativo:
• Educar para a saúde, estimular hábitos e estilos de vida saudáveis;
• Desenvolver uma consciência ecológica e ambiental;
• Capacitar os alunos para a intervenção e ação ética para o exercício pleno da cidadania.
O AERT, para a consecução destes objetivos orientadores, define um conjunto diferenciado de objetivos:
• atitudinais, orientados para o saber ser e saber estar;
• conceptuais, orientados para o saber conhecer e saber aprender;
• procedimentais, orientados para o saber fazer e saber resolver;
Os projectos que surgem, estrategicamente, na sequência dos objectivos estabelecidos são, entre outros: Educação para a saúde; Plano Nacional de Leitura; Ler e Escrever;Jornal “Vira a página”; Eco escolas e Segurança e proteção civil entre outros. Desde o ano letivo 2003/04 que todo o trabalho em prol do ambiente está centralizado no Programa Eco-Escolas, tendo passado, a partir dessa data, a integrar a rede (nacional e internacional) das Eco-Escolas.