Breve descrição
A Escola Pedro Ferreiro situa-se na vila de Ferreira do Zêzere e tem uma população escolar de aproximadamente 650 alunos que se distribuem desde o 5º ao 12º ano.
É constituída por um único edifício, numa tipologia de construção pouco comum. O edifício é composto por um corpo central com 40 salas de aula, entre as quais se contam 3 salas de Informática, três salas de Ciências, uma de Educação Tecnológica, duas de Educação Visual e Tecnológica e uma de Visual. Possui refeitório, bufete, sala de convívio, biblioteca e um auditório. Dentro do espaço da escola há um Pavilhão Gimnodesportivo e um centro de Ocupação Juvenil da responsabilidade da Cáritas Diocesana de Coimbra.
A história da Escola Pedro Ferreiro pode recuar até ao ano 1971/72 quando teve início o ensino público em Ferreira. Sucede ao colégio particular de Nossa Senhora do Pranto, único estabelecimento de ensino até então existente. A Escola Preparatória de Pedro Ferreira, com seis pavilhões pré-fabricados, foi instalada em terreno doado ao Estado pelo Dr. Soeiro e Silva para a construção da nova escola. No verão de 1975 devido ao aumento do número de alunos, o Ciclo Preparatório, como era então conhecido, foi acrescentado com 2 carros elétricos.
Em abril de 1978 deu-se a inauguração oficial do novo edifício construído ao abrigo de um programa de cooperação luso-americano. A escola passou a designar-se Escola C+S de Ferreira do Zêzere evidenciando que o 3º Ciclo e o Secundário passavam a fazer parte da oferta formativa do concelho.
Desde essa data o edifício sofreu obras de beneficiação, mas mantém-se sensivelmente igual. Em 2005/06 foi proposta à tutela uma denominação mais personalizada e retomou-se o antigo nome passando assim a ser conhecida por Escola EB2,3/S Pedro Ferreiro.
No ano letivo que findou, 2024/25, a escola sofreu uma profunda alteração, pela qual, dentro de dois anos, será completamente nova. Entretanto, existem dois sistemas/espaços, os alunos que frequentam o que restou da escola antiga, e os que estão alojados nos contentores, assim como todos os serviços.
Coabitando de forma tão diferenciada, e separdos do resto do espaço por barreiras de obras, os alunos ficaram interditados de frequentar certos equipamentos, onde só os adultos autorizados podem aceder.
Assim algumas boas ideias ficaram por aplicar, logo que haja condições para tal serão acionadas.