Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
Todos os Objetivos do Projeto estão estruturados em torno dos ODES para 2030 da ONU, com relevantes princípios tais como: sustentabilidade, economia circular, extinçãode estereótipos de género de etnia e cidadania, entre outros, assim o projeto contribuiu transversalmente para todos e não esqueçamos que por exemplo, o Tampómetro encheu na 1º semana . ( com empenho as pessoas continuaram a encher o tampómetro, não obstante a notícia de que o projeto acabara).
O Pilhómetro, por seu turno, acumula as pilhas num processo mais moroso.
As atividades mais significativas foram: O espetáculo concebido para o Içar da Bandeira Verde, o Tampómetro,o Pilhómetro, a Feira de Troca de Roupa, o Painel o Mar Tenebroso e os trabalhos realizados pelos alunos do 5º ano, sobre os recursos Hídricos, a energia criada e ainda as estações de tratamento de águas. Estes trabalhos engenhosos realizados com desperdício e alguns recorrendo à impressora 3D(usando plástico reciclado) foram muito interessantes para a comunidade educativa.
Saliente-se ainda a parceria com a disciplina de Ciências do Secundário que permitiu aos alunos do 2º ciclo aprender com os colegas mais velhos (12º) o que são a Pegada Ecológica e a Hídrica e ainda, calcular quantas terras consumiu cada um deles.
Este mini-laboratório foi muito impactante, levou-os a pensar sobre o desperdício, a abundância versus a pobreza, o desenvolvimento/ a estagnação , a falta de atitudes positivas.
Os alunos mais ativos foram não só os Eco – Delegados, como as turmas do 6º ano, contudo, destaca-se a participação do 8ºA, assim como do 12º A, que estiveram diretamente envolvidos em determinadas atividades,como por exemplo, os primeiros na Feira de Trocas de Roupa (só sobraram quatro pares de calças) e os
segundos, em atividades acima referidas.
O principal constrangimento foi a falta de experiência quer da coordenadora, quer das duas colegas que com ela colaboraram. Houve atividades que não se concretizaram e que envolviam muita ação por parte dos jovens,no caso, os Jardins Verticais, que terão início no próximo ano letivo. No entanto, salienta-se que já existe um plano e recursos financeiros, elementos cruciais para a consecução do mesmo.