Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
Neste ultimo ano letivo foram realizadas:
À Procura de um aquífero ! Os alunos do 10.º ano analisaram diversos vídeos, gráficos e imagens sobre a água ser um recurso essencial para a vida na Terra e como esta desempenha uma série de funções importantes.
Os alunos realizaram uma atividade experimental tendo em conta os conceitos de porosidade e permeabilidade.
Floresta é sustentabilidade! Os alunos do 12.º, 11.º e 10.º ano uniram esforços para realizar um vídeo que abordasse a importância da floresta portuguesa. Ao longo de várias semanas, pesquisaram, escreveram o guião, filmaram e editaram o vídeo, recorrendo a diversas ferramentas tecnológicas e técnicas de produção audiovisual.
Reprodução assexuada nos morangueiros! A atividade consistiu na observação das diferentes estruturas reprodutivas do morangueiro, tais como estolhos, assim como na realização de experiências práticas para compreender o processo de reprodução vegetativa. Os alunos foram divididos em grupos e tiveram a oportunidade de observar e analisar as plantas de morangueiro, identificando os diferentes mecanismos de reprodução assexuada.
A vida Inset(ificada)! O workshop sobre alimentação à base de insetos iniciou com uma breve apresentação sobre a entomofagia, destacando os benefícios nutricionais e sustentáveis do consumo de insetos. Em seguida, os alunos foram divididos em grupos e encorajados a participar na recolha de insetos no exterior da escola, para posterior identificação.
Durante a atividade prática, os alunos puderam observar e
perceber a importância dos insetos no ecossistema. Foram também apresentados
métodos inovadores de produção de insetos de forma sustentável, com o objetivo
de reduzir o impacto ambiental e as emissões de gases de efeito estufa.
O lado obscuro das energias das energias verdes! Os alunos do 11.º ano foram divididos em grupos e orientados a realizar um póster sobre as diferentes fontes de energia, destacando as vantagens e desvantagens de cada uma, bem como os impactes no ambiente. Eles tiveram que interpretar dados sobre a exploração de recursos geológicos em Portugal e formular juízos críticos com base nessas informações. No final, os grupos apresentaram os seus pósteres aos colegas e professora, promovendo a discussão e análise crítica das diferentes fontes de energia.
O ar que eu respiro! Foi organizado um Kahoot!, pelo programa Eco-Escolas, com perguntas relacionadas com a qualidade do ar, os principais poluentes atmosféricos, os seus efeitos na saúde, medidas para minimizar a exposição ao ar poluído e formas de contribuir para a redução das emissões. Os alunos foram divididos em equipas e competiram entre si para responder corretamente às questões e acumular pontos.
Realizamos hortas pedagógicas e atividades experimentais com plantas.
Plantas Invasoras! A palestra sobre plantas invasoras foi realizada via zoom para os alunos do 10.º B, com a duração de uma hora. Foram abordados temas como a definição de plantas invasoras, os seus impactos negativos, as espécies invasoras mais comuns em Portugal e as estratégias de controlo.
Visita de estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa! A visita de estudo ao jardim zoológico de Lisboa consistiu numa exploração guiada das diferentes áreas do zoo, com destaque para as espécies ameaçadas de extinção. Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma palestras educativas sobre a importância da conservação animal e participar em atividades interativas. Foi atribuída a cada aluno a tarefa de observar e identificar determinadas espécies, bem como de recolher informações sobre o habitat e os hábitos alimentares dos animais.