Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
Semana Europeia de Prevenção de Resíduos – EWWR;
Recolha de tampinhas e embalagens plásticas PET (Projeto AmbiSousa, Escola Electrão e projeto Green Cork Escola/Quercus), rolhas de cortiça, pilhas, eletrodomésticos (EEE), lâmpadas e marcadores em fim de vida.
Dia das bandeiras verdes e Galardão Eco-Escolas
Içar da bandeira
Comemoração do Dia Mundial do Animal; Dia Mundial da Alimentação; Dia Europeu das Línguas; Outubro Rosa; Dia Mundial Água; Dia de São Martinho – Feira do Lavrador; Dia Floresta Autóctone; Dia da Floresta e da Primavera; Dia da Terra; Semana do Ambiente; Feira da flor;
Horta biológica e comunitária, Compostagem de resíduos orgânicos;
Feira da alimentação;
Feira do Lavrador com articulação com toda a comunidade e concurso por turma do chapéus do lavrador
Requalificação de espaços escolares;
Olímpíadas da floresta;
Workshops na cozinha pedagógica e confeção de refeições saudáveis, típicas da região, da horta e sazonais como doces, compotas, sopas e bolos.
Saídas de campo, monotorização dos cursos de água – Projeto Rios, controlo de invasoras, atividades de plogging;
Sessões de esclarecimento, palestras e Workshops diversos, promovendo a literacia ambiental;
Participação em Concursos e desafios propostos pela ABAAE e outras entidades parceiras;
Projetos em parceria com a CM de Paredes, participação com artigos no boletim mensal do ambiente da autarquia, parcerias em atividades da Junta de Freguesia de Rebordosa e Ambisousa.
Parceria com Aprisof, Projeto Rios – Monotorização do Curso e devaste e erradicação espécies invasoras;
Articulação multidisciplinar (Onda Rosa (PES); exposição sobre o outono; Halloween, Exposição de S.Martinho, Dia dos namorados; Dia de França,Bem-estar animal atividades de EVT; sala CAA alunos com NEE, escola inclusiva, História, Geografia, CN, Ed. Musical, Biologia/Geologia, Cursos Profissionais, domínios de Cidadania e Desenvolvimento e Biblioteca Escolar);
Articulação com o Clube da Floresta, Jornal e rádio escola, Biblioteca Escolar e Clube Europeu);
Jovens Reportes para o Ambiente e DecoJovem
Articulação com Clube de Ciência Viva; Revista do Agrupamento Calente Calamo; Projeto Turma, DAC, Rádio escola, Jornal do AEV, Vilela Literária e Disciplina de Literacias
Centro de interpretação ambiental – Campo de Golfe do Aqueduto Paredes
Participação em Projetos internacionais – Erasmus+, eTwinning.