Seminário Nacional Eco-Escolas 2025 | Torres Novas
Workshops
A inscrição nas Workshops realiza-se no Secretariado
Workshop 1
Literacia Botânica
Fernanda Botelho
Plantas medicinais, ervas, flores e árvores comestíveis
Workshop de identificação de várias espécies vegetais, ervas e flores silvestres importantes para os polinizadores, para o solo, para o planeta e para a nossa alimentação e saúde.
Workshop 2
Insetos polinizadores no pátio da Escola: 3 projetos de ciência cidadã
Sílvia Castro
PolinizAÇÃO: Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores
Este workshop desafia os professores a registarem, com a ajuda dos seus alunos, diferentes grupos de insetos polinizadores do pátio da escola, participando nos projetos de ciência cidadã “PolinizAÇÃO – Interações planta-polinizador”, “FitCount – Contagem cronometrada de interações planta-inseto” e “Contagens cronometradas de Borboletas”. Após uma breve apresentação dos três projetos e da sua importância para o aumento do conhecimento deste grupo de organismos, convidamos os participantes a instalar as Apps iNaturalist, FiTCount e ButterflyCount e sair à rua para ver como é fácil registar insetos polinizadores e contribuir para a sua monitorização.
Workshop 3
Plasticologia Marinha
Luísa Rosa
O problema dos plásticos no oceano pesa cerca de catorze milhões de toneladas por ano. Apesar de o plástico ter uma grande variedade de utilizações, é importante alertar para o seu uso descontrolado e para o impacto no planeta e na humanidade. Mais do que tudo, é urgente mudar a nossa relação com este material. Além de sensibilizar, neste workshop são partilhadas atividades, ferramentas criativas e conselhos práticos e sustentáveis, que promovem a alteração de comportamentos e pretendem ajudar a minimizar e a mudar o rumo deste flagelo de plástico.
Workshop 4
Bio-identificação nas escolas
Patrícia Silva
Este pequeno workshop pretende mostrar a todos os cidadãos, principalmente professores e técnicos dos municípios, que mesmo não tendo qualquer conhecimento acerca da biodiversidade, com a ajuda de algumas APP´s (aplicações) e da IA (inteligência artificial) se consegue identificar a fauna, flora, fungos… que nos rodeia! Será necessário que os participantes levem um telemóvel ou tablet (com câmara fotográfica) para poderem (se quiserem) descarregar algumas Aplicações. Depois disso iremos até ao pátio da Escola Secundária Maria Lamas colocar esse conhecimento em prática. Também serão disponibilizados alguns guias de campo de identificação de algumas espécies.
Workshop 5
Proteção Civil – Comunidade Resiliente
João Ribeiro
Este tema vai abordar questões históricas, para que o participante entenda e conheça a génese da Proteção Civil. Partindo deste ponto, é feita uma apresentação sobre alguns conceitos expressos na Lei de Bases da Proteção Civil, aplicados na prática. É também demonstrado como deve ser uma comunidade resiliente, à escala municipal.
Workshop 6
Plantas Invasoras: identificação, mapeamento e controlo
Ana Sofia Nunes
Plantas Invasoras: identificação, mapeamento e controlo
O seguinte workshop terá como finalidade aprender a identificar plantas exóticas invasoras em Portugal e como o tema pode ser abordado nas diferentes disciplinas. Irá iniciar com uma introdução teórica ao tema, passando pelos conceitos, impactes e legislação das espécies invasoras. Após a parte teórica, uma parte prática será desenvolvida, fazendo uma atividade de observação e identificação de plantas invasoras terrestres.
Workshop 7
Raízes da Sustentabilidade – Floresta e Solos
Jorge Fernandes
Do equilíbrio da biodiversidade dependem muitas outras formas de vida, incluindo a humana. Educar para cidades verdes conservando os Solos como por exemplo através de práticas de compostagem e vermicompostagem é tornar visível um mundo invisível fervilhante de vida, pois quanto maior a biodiversidade do solo, mais ele é saudável, e por consequência também se tem um espaço verde mais saudável. Pretende-se neste workshop realizar exemplos de atividades práticas de conservação do solo de diagnóstico num espaço verde existente próximo da escola, dando a conhecer a importância dos espaços verdes urbanos, da biodiversidade do solo e do espaço verde, suas inter-relações, funções e importância da sua conservação. Cuidar da Floresta, de Espaços Verdes e Solos são ações prementes para mitigar os impactes das Alterações Climáticas e essencial para o cumprimento de mais de metade da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e de todos os eixos prioritários da ENEA – Estratégia Nacional de Educação Ambiental.
Workshop 8
Dieta Mediterrânica
Vânia Costa
A Dieta Mediterrânica é considerada um dos estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis do mundo, representando simultaneamente um efeito protetor do meio ambiente, da doença e promotor de saúde. Apesar de todos os benefícios, tem-se verificado em Portugal e pelos países do Mediterrâneo diminuição da adesão a este estilo de vida. Num modelo de trabalho cooperativo, neste workshop, pretende-se dar a conhecer as diferenças entre Dieta Mediterrânica e Padrão Alimentar Mediterrânico, conhecer as suas vantagens e perceber de que forma prática está ao alcance de cada um de nós adotar este estilo de vida.
Workshop 9
Charco pedagógico, um Laboratório Vivo
Vítor Martins
Os charcos pedagógicos são valiosos laboratórios vivos que oferecem um suporte excecional às aulas, promovem a biodiversidade e mitigação das consequências do aquecimento, tornando-se ferramentas essenciais para a Educação Ambiental e transversal com outras áreas curriculares. Num contexto de urgência climática, estes espaços proporcionam experiências práticas em ambientes reais, permitindo aos alunos desenvolver competências-chave como raciocínio, resolução de problemas, pensamento crítico e criativo, além de aprofundar o conhecimento científico e a consciência ambiental. Neste workshop procuraremos entender melhor estas zonas húmida, entender e verificar como podem ser usadas de forma transversal e também curricularmente. Verificar o impacto educacional dos charcos pedagógicos é relevante, proporcionando aos alunos e professores contacto direto com fenómenos naturais, facilitando a compreensão de conceitos científicos e permitindo que construam o seu próprio conhecimento através de investigações práticas. Iremos reconhecer a importância da biodiversidade, bem como observar e reconhecer os macroinvertebrados e a sua flora, num ambiente de atividade explorativa e prática.
Workshop 10
Muito mais do que Mel
Luís Estrela
Workshop “Muito mais que mel”
Bem vindos ao maravilhoso mundo das abelhas! O impacto que têm na sustentabilidade do nosso planeta e os perigos que enfrentam, a sua organização e a diversidade de espécies. O relacionamento do Homem com esta espécie, a apicultura enquanto atividade ancestral, o maneio apícola e os produtos da colmeia.