
O XVIII Seminário Regional Eco-Escolas da Região Autónoma da Madeira realizou-se nos dias 7 e 8 de novembro, no Fórum Machico, reunindo professores, alunos, autarcas e diversos profissionais ligados à educação ambiental.
Organizado pela Direção Regional do Ambiente e Mar, ABAAE | Eco-Escolas e Câmara Municipal de Machico, o encontro integrou a entrega do Galardão Eco-Escolas às 116 escolas da Região Autónoma da Madeira, incluindo o hastear simbólico das oito Bandeiras Verdes atribuídas às escolas do concelho de Machico, acompanhado de um hino dos alunos da . O programa contou ainda com apresentações, workshops e um Fórum Eco-Escolas, reforçando este espaço de reflexão, formação e celebração do trabalho desenvolvido pelas Eco-Escolas madeirenses. No último dia, os participantes tiveram também oportunidade de explorar a riqueza natural e geológica do Caniçal, num percurso entre a Ponta do Bode e o Cabeço da Cancela, guiado por Martinho Sousa, do projeto Ecos Machico.
O Programa Eco-Escolas assinala atualmente 25 anos de implementação na Região Autónoma da Madeira, tendo a primeira escola sido galardoada no ano 2000: a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco — que hoje possui 23 galardões, tal como a Escola Básica e Secundária da Calheta/PE da Calheta. O Programa envolve diretamente 23 300 alunos e 3 572 professores, tendo 81% das escolas públicas da Região sido galardoadas em 2025, ano em que foram também atribuídos 27 prémios em 14 desafios diferentes implementados pela ABAAE
A parceria e o apoio dos 11 municípios da Madeira, constituem um pilar essencial deste trabalho. Destaca-se o empenho de três concelhos onde 100% das escolas são Eco-Escolas: Câmara de Lobos (17), Calheta (8) e São Vicente (5).

