Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
A Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel esteve inscrita no programa Eco-Escolas no ano letivo de 2023/24 e vai renovar a inscrição para o presente ano letivo. Trata-se de um programa internacional de educação ambiental, promotor da sustentabilidade e da cidadania, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) – organização não governamental de ambiente, sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais. A sua metodologia permite concretizar, 10 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) adotados pela quase totalidade dos países do mundo, no contexto das Nações Unidas, e que definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procuram mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns.
O programa Eco-Escolas pressupõe incutir nas crianças uma consciência ecológica e de respeito pelo meio ambiente, envolvendo-as ativamente através da adoção de práticas quotidianas adequadas e estilos de vida mais saudáveis.
O programa permite facilitar a Flexibilidade Curricular, envolvendo diferentes disciplinas, assim como, uma articulação entre os currículos formal e não formal sendo a metodologia promotora de aprendizagens ativas, visando o desenvolvimento das competências específicas do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A metodologia usada visa a tomada de consciência de todos para a importância da preservação do meio ambiente. O programa constitui-se em sete passos que, articulando atividades de exploração de diversos temas, contribui para a melhoria global do ambiente da escola e da comunidade. Os sete passos englobam: Conselho Eco-Escola, que reunirá uma vez por período (órgão de decisão constituído por um grupo de trabalho com representação dos alunos em maioria, professores, funcionários, pais, município e outros elemento da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades); Auditoria Ambiental (levantamento da situação ambiental da escola, através da aplicação de um questionário); Plano de Ação (medidas a implementar); Monitorização e avaliação; Trabalho Curricular (abordagem dos temas escolhidos em contexto de aula, adequando-se os mesmos, ao currículo); Informação e Envolvimento da escola e da Comunidade (divulgação das ações no site da escola e pelo teams; comunicação social…); Eco – Código (elaboração de um código de conduta e produção de posters).