Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Externato Dom Fuas Roupinho (Nazaré)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_EDFR Expedição à Serra da Pescaria

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
5.1 km

Duração aproximada:
1h 7min

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biologia, Geologia, Biodiversidade, Ecologia, Geodiversidade, Sistemática, Taxonomia, Botânica, Zoologia, Paleontologia, Geografia, Área de integração, Sustentabilidade, Ilustração, Português.

Temas das Estações:
PONTO A – PONTO DE PARTIDA; - Geografia,
Ponto B – Pinheiros e Pinhões; - Biodiversidade, Ecologia, Sistemática, Taxonomia, Botânica, Zoologia
Ponto C - Caça ao Intruso – parte I; Biodiversidade, Ecologia, Sistemática, Taxonomia, Botânica, Ilustração, Zoologia
Ponto D – Apple is never far from the tree; Biodiversidade, Sistemática, Taxonomia, Botânica, Ilustração.
Ponto E – Histórias do passado; - Geologia, Geodiversidade, Zoologia e Paleontologia.
Ponto F – Where are we? - Geografia
Ponto G – O Moinho; - Português, Geografia.
Ponto H – As amoras; - Biodiversidade, Ecologia, Sistemática, Taxonomia, Botânica, Zoologia
Ponto I – A vertente; - Sustentabilidade, Geologia, Geodiversidade, Ecologia e Botânica
Ponto J – Caça ao Intruso – parte II; - Geografia, Biodiversidade, Ecologia, Sistemática, Taxonomia, Botânica.

Fichas de Estações:

Autores:
Vítor Cunha

2 - Memória Descritiva

Este Eco-Trilho foi desenvolvido e realizado no âmbito do projeto Eco-Escolas e da IV Edição Nazaré Marés de Maio 2022, com o auxílio da "Atlantic Safaris"
Os/As alunos/as do Externato D. Fuas Roupinho puderam adquirir mais conhecimentos acerca do património geológico, ecológico e cultural de Famalicão da Nazaré.
Esta atividade foi adaptada tendo em conta a especificidade de alunos do Ensino Secundário Profissional por forma a os manter motivados para aprenderem "fora da sala de aula" conhecimentos trabalhados em diferentes disciplinas, tais como, Biologia, Área de Integração, Português, TIC e Desenho.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: