Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Secundária D. Dinis (Santo Tirso)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola Básica e Secundária D. Dinis.

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
4h 33 minutos

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade, Recursos Geológicos e Sustentabilidade.

Temas das Estações:
1- Sobreiro (Quercus suber);
2- Granito porfiroide ou "dente de cavalo;
3- Erva-da-Fortuna (Tradescantia fluminensis);
4- Loureiro (Laurus nobilis);
5- Azevinho (Ilex aquifolium);
6- Líquenes;
7- Alfaiate (Gerris lacustris);
8- Medronheiro (Arbutus unedo).

Fichas de Estações:

Autores:
Projeto Eco-Escolas, Clube de Proteção Civil e Área disciplinar de Educação Física (Escola Ativa).

2 - Memória Descritiva

Este trilho foi elaborado a partir de uma proposta da área disciplinar de Educação Física ( projeto Escola Ativa).
Na organização deste trilho estiveram, diretamente, envolvidas a área disciplinar de Educação Física (projeto Escola Ativa), o núcleo de estágio profissional de Educação Física, o projeto Eco-Escolas, o Clube de Proteção Civil e a área disciplinar de História.
Esta atividade pretendeu envolver os alunos de todos os anos de escolaridade, os professores de diferentes áreas disciplinares e os assistentes técnicos e operacionais. Pretendeu-se estimular a prática do exercício físico- caminhada, em contacto com a natureza, alertar e educar para a Sustentabilidade Ambiental e o património histórico.
O local escolhido para a realização deste trilho foi Castro do Monte Padrão (Monte Córdova). A caminhada teve início na Escola Básica e Secundária de D. Dinis (EBSDD) até ao Castro do Monte Padrão (Monte Córdova) e regresso à escola.
Este Eco-Trilho pretendeu proporcionar a realização de uma caminhada em contexto urbano/florestal. As várias estações definidas permitiram um maior enriquecimento a nível biológico, ecológico, geológico e histórico. Não esquecendo a necessidade de uma Sustentabilidade Ambiental.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: