Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Secundária de Arouca (Arouca)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola Secundária de Arouca

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
6 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Valores da nossa Terra

Temas das Estações:
Estação 1- Património cultural
Estação 2- Preservação da Biodiversidade
Estação 3- Património natural (geologia)
Estação 4- Património natural (biologia)
Estação 5- Património natural e cultural
Estação 6- Património arquitetónico
Estação 7- Património arquitetónico
Estação 8- Património cultural
Estação 9- Património arquitetónico

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 8ºB e 8ºC da Escola Secundária de Arouca, com a monitorização da professora de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento, Carminda Santos, e com a participação dos professores de Português, História, Inglês, Francês e Geografia.

2 - Memória Descritiva

Este projeto foi desenvolvido ao longo de dois anos letivos no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), pelas turmas B e C do 8º ano (51 alunos), da Escola Secundária de Arouca. No ano letivo 2020/2021, devido à interrupção das aulas presenciais imposta pela pandemia, o desenvolvimento do projeto ficou suspenso, sendo apenas possível a sua conclusão no presente ano letivo.
O projeto teve como principais objetivos, envolver os alunos e demais população do concelho na história local, bem como dar um contributo na valorização e proteção da natureza, indo ao encontro do tema do ano Eco Escolas (Biodiversidade). Outros objetivos do trabalho de projeto foram a exploração de novas ferramentas de trabalho, nomeadamente as TIC (produção de conteúdos e divulgação do projeto), o estabelecimento de parcerias e o desenvolvimento de competências que vão de encontro ao Perfil do Aluno à Saída do Ensino Obrigatório.
O projeto foi desenvolvido diretamente nas disciplinas de Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento e Português, tendo ainda a colaboração das disciplinas de História, Inglês, Francês e Geografia.
O percurso “Eco trilho: os valores da nossa terra” é um trajeto que passa pelos mais importantes monumentos da Vila de Arouca e seu espaço envolvente, permitindo um maior conhecimento da sua história, realização de atividade física e de experiências de proximidade com a natureza (Serviços culturais dos ecossistemas).
O itinerário foi pensado para que as diferentes paragens captassem a essência e a identidade do concelho de Arouca – uma terra plena de História e Natureza – que a todos compete conhecer e proteger.
Como forma de contribuir para um planeta mais sustentável, optou-se por fazer a divulgação do trilho usando, maioritariamente, os meios de difusão virtual (Página Web do Agrupamento de Escolas de Arouca, Facebook do Agrupamento e outros grupos de Facebook locais). Apenas foi impresso um póster, que foi afixado na entrada principal da Escola Secundária de Arouca, onde se encontra o QRCode gerado para o projeto, facilitando o acesso através da leitura com smartphone. Qualquer pessoa com smartphone tem acesso à proposta do nosso eco trilho.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: