Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho ( E B 2,3 Júlio Brandão)

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
5,68 km

Duração aproximada:
1h 15min

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
O Património natural e cultural da minha cidade

Temas das Estações:
- Biodiversidade vegetal
- Biodiversidade animal
- Museus
- património sócio-cultural.

Fichas de Estações:

Autores:
Turma 6.6

2 - Memória Descritiva

A participação neste projeto pretende-se essencialmente com a possibilidade de dar a conhecer aos alunos o território próximo da escola e algumas das características do património natural e sócio-cultural. Segundo a UNESCO o património cultural e natural faz parte dos bens inestimáveis e insubstituíveis de toda a humanidade. A perda, por degradação ou desaparecimento, desses bens preciosos constitui um empobrecimento do património de todos os povos do mundo. Assim sendo, pretende-se não só dar a conhecer o património cultural e natural como também levar os alunos/comunidade a adquirir comportamentos e atitudes que envolvam a proteção e a conservação desse mesmo património.
Neste projeto esteve envolvida a turma do 6.6 e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos envolveram-se com grande empenho realizando todo o trabalho de forma cooperativa o que levou os alunos a aprender em conjunto, influenciando-se mutuamente e partilhando pontos de vista diferentes.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: