Escola Secundária da Ribeira Grande (Ribeira Grande)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_[Escola Secundária da Ribeira Grande]
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
6,61 km
Duração aproximada:
1h35
N.º de postos/estações/paragens:
5
Tema do Trilho:
Biodiversidade na Ribeira Grande
Temas das Estações:
Estação 1 - Um banho nas Caldeiras...
Estação 2 - Já provaste um cozido geotérmico?
Estação 3 - Central Hidroelétrica do Salto do Cabrito - Barragem e Câmara de Carga
Estação 4 - Biodiversidade na Cascata do Salto do Cabrito (Estação Biodiversidade)
Estação 5 - Natureza viva na Caldeira Velha (Estação Biodiversidade)
Fichas de Estações:
Autores:
Turmas P1F e P2B - Escola Secundária da Ribeira Grande
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
Nos Açores, a prática do pedestrianismo para lazer e turismo tem vindo a crescer e a nossa motivação para participar neste projeto incidiu em juntar este facto às caraterísticas naturais dos nossos trilhos que são conhecidos pela sua variedade de fauna e flora endémica. A participação neste concurso foi uma oportunidade para demonstrar as potencialidades da nossa região no que toca à preservação da biodiversidade local, assim como do seu património natural e cultural. Participaram duas turmas do secundário (profissional) - P2B (Técnico/a de Gestão Ambiental) e P1F (Técnico/a de Informática – Instalação e Gestão de Redes) e as disciplinas envolvidas foram as de Área de Integração (Geografia), Física e Química e Biologia e Geologia, tentando aliar os conhecimentos assimilados em sala de aula no trabalho de campo, sendo de salientar o empenho e dedicação dos alunos durante todo o projeto (seleção dos locais, esboços de paisagem, visitas aos locais, recolha fotográfica, trabalho de pesquisa, elaboração do flyer e dos panfletos das estações, etc.).
O local escolhido para o eco-trilho justifica-se por este permitir uma miríade de atividades ao longo do seu percurso, que vão desde banhos termais a visitas a centrais hidroelétricas e centros de interpretação, não esquecendo as duas ‘estações biodiversidade’ onde são propostas atividades direcionadas para a temática do concurso – a biodiversidade local - que podem ser realizadas de forma criativa e em espaços envolventes de grande beleza natural (quem não gosta de explorar a fauna/flora de um local com uma cascata de 40 metros à sua frente?).
No que respeita à pertinência/interesse do percurso tentamos abarcar a vertente natural à vertente de lazer, dando a oportunidade a quem decida realizar o nosso eco-trilho de poder fazer um pouco de tudo e não se limitar apenas a um mero trilho pedestre.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: