Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-trilho_Agrupamento de escolas de Escariz

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
24 km a

Duração aproximada:
5h28m

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
A minha Terra é Notável - São Miguel Do Mato

Temas das Estações:
Paisagem; Património religioso; cursos de água; biodiversidade.

Fichas de Estações:

Autores:
Dinis Paiva, Fátima Bastos, José Gomes, Leonor Rocha, Mara Rocha, Ruben Almeida e Sabrina Azevedo (8ºC)

2 - Memória Descritiva

Memória descritiva - Eco-trilhos – Eco-escola
No âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, a turma do 8ºC do Agrupamento de Escolas de Escariz participou na atividade “Os notáveis da minha Terra”.
Inicialmente, os alunos demonstraram alguma relutância em participar nesta iniciativa, por considerarem que as suas freguesias não possuíam figuras de relevo. De forma a superar estas ideias pré-concebidas, foi-lhes proposta uma pesquisa sobre as suas freguesias, nomeadamente, sobre as lendas, as figuras históricas, os monumentos, as associações e a heráldica, cujo trabalho foi realizado com tal empenho e surpresa que quisemos levá-lo mais além. Assim, propôs-se aos alunos que, em grupos organizados por freguesias, preparassem um trilho que pudesse permitir aos visitantes conhecerem os recantos e histórias das suas notáveis terras.
Ao longo do trabalho, os alunos foram descobrindo o património histórico, geográfico, agrícola, geológico e biológico, bem como o património humano que constituem as suas raízes. Os alunos realizaram vários trilhos, com grande entusiasmo, o que lhes permitiu antes de mais conhecer e valorizar a sua própria região.
Neste sentido, é apresentado a concurso um dos trilhos do trabalho de projeto realizado. É de destacar a transdisciplinaridade deste projeto e o contacto dos alunos com instituições locais, exteriores à escola, o que tornou o trabalho tão enriquecedor.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso: