Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco_Escolas_Eco-Trilho_ EBSAM
Tipo de trilho: 1
Extensão do percurso aproximada:
350 metros
Duração aproximada:
45 minutos
N.º de postos/estações/paragens:
6
Tema do Trilho:
Um trilho pela Sustentabilidade
Temas das Estações:
Casa-ninho - Observação de aves
Sobreiro - Árvore Autóctone
Ecopontos-Espaços exteriores
Sensor de partículas - O Ar que respiramos
Sarjetas - O que cai ao chão cai ao mar
Horta Biológica
Fichas de Estações:
- 0-ECO-Escolas Eco-Trilho EBSAM.pdf
- 1-Casa-ninho.pdf
- 2-Sobreiro.pdf
- 3-ECOPONTOS.pdf
- 4-Sensor de partículas.docx.pdf
- 5-Sarjetas.pdf
- 6-Horta.pdf
Autores:
Alunos Eco-Escolas (3º ciclo)
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
O Eco-trilho - “Um trilho pela Sustentabilidade - foi realizado na escola, após uma sessão sobre o projeto com a professora Margarida Gomes.
O objetivo é dar a conhecer alguns pontos existentes na escola, de modo a que todos possam explorar os vários temas que têm estado integrados nos projetos do Eco-Escolas, como por exemplo a biodiversidade, e para que sejam mais valorizados por todos.
O grupo Eco-Escolas dividiu-se em grupos. Um dos grupos ficou responsável por gravar o trilho, outro escreveu as informações de cada estação e outro elaborou as atividades a realizar em duas estações (“Casa ninho” e “Sobreiro”) e os restantes foram tirando fotos das diversas estações.
O trilho começa numa das casas-ninho e termina na horta biológica, fazendo um circuito fechado. As outras estações são: “Sobreiro – Árvore autóctone”, “Ecopontos – Espaços Exteriores”, “Sensor de partículas - O Ar que respiramos”, “Sargetas: o que cai ao chão, cai ao mar” e “Horta Biológica”.
Este percurso pode ser utilizado por diversas disciplinas numa articulação de diferentes conhecimentos e saberes uma vez que permite aprender uma infinidade de conceitos e numa perspetiva mudança de comportamentos, apelando também aos sentidos, à observação, à audição e ao olfato.
Os alunos interessaram-se pela atividade e gostaram muito de a realizar, quer pelo facto de recorrer a uma aplicação para smartphone quer pela dinâmica que proporcionou.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: