Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Básica Carlos Gargaté (Almada)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escola Eco-Trilho AECG-H.Aroeira

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
5,45 km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Eco-Trilho - passeio pela natureza desde a Herdade da Aroeira até à Mata dos Medos e voltar.

Temas das Estações:
Disciplinas curriculares dos alunos do 8º ano

Fichas de Estações:

Autores:
Maria Clara Lopes, Sofia Matos, Madalena Data e Lara Miguel

2 - Memória Descritiva

Os alunos elaboram, através de uma App - wikiloc, um Eco trilho que começa obrigatoriamente na Junta de Freguesia ou no MacDonalds, ou num Airbnb ou noutra entidade e deve passar obrigatoriamente na Mata dos Medos. O trilho deve ser feito preferencialmente a pé, mas poderá ser de bicicleta e deve conter a informação do tempo a percorrer, da dificuldade do trilho, “desafios fitness”, com a intervenção da disciplina de Educação Física. Neste trilho devem ser contempladas paragens com perguntas sobre temáticas diferenciadas (Matemática, Físico-química, História, Geografia, Artes…); as disciplinas de Ciências Naturais e TIC são o elo de ligação em todo o projeto. Estes Eco trilhos ficarão disponíveis para que os turistas portugueses e estrangeiros, que visitam a Charneca de Caparica, possam usar de forma a conhecerem melhor o nosso património, nomeadamente a Mata dos Medos e a Reserva Botânica, valorizando a área protegida e o ambiente que nos rodeia, o património cultural de toda esta zona. Os restantes Eco trilhos que não foram a concurso ficarão na página da Escola.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: