Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escola_Eco-Trilho_Escola-Básica-do-Vale-de-São-Torcato

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
6,6km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade

Temas das Estações:
Estação 1 - Biodiversidade Local;
Estação 2 - História da Igreja Velha - Igreja Matriz de São Torcato;
Estação 3 - Plantas autóctones e invasoras e leitura de poemas alusivo ao Dia da Árvore e da Floresta;
Estação 4 - Visualização da panorâmica do Vale de São Torcato, deteção de cheiros e de sons de animais, plantação de árvores autóctones.

Fichas de Estações:

Autores:
Professora Paula Lopes e professor Paulo Pereira

2 - Memória Descritiva

O projeto Eco-Escola - Eco-Trilho foi realizado no dia 21 de março, com intuito de desenvolver uma caminhada / trilho, com a finalidade de motivar para o conhecimento do território próximo da escola, incentivando à criação de trilhos que, através de experiências e atividades, deram a conhecer características ambientais e de sustentabilidade destes percursos, o património natural e cultural (histórico).
Os objetivos do projeto desenvolvido foram alcançados, nomeadamente na estação 1, conseguimos envolver a Junta de Freguesia numa parceria, na qual se falou na Biodiversidade local. Na estação 2 foi relatada a história da Igreja Matriz de S. Torcato. Na estação 3 foram lidos pelos alunos poemas alusivos ao Dia da Árvore e discurso sobre a existência de plantas autóctones e invasoras no meio ambiente. Na estação 4 ocorreu a plantação de árvores autóctones, deteção de cheiros e de sons de animais. A plantação destas árvores ocorre no ponto mais alto da freguesia, onde existe desflorestação e os alunos conseguiram visualizar de uma forma panorâmica todo o Vale de S. Torcato.
As disciplinas envolvidas foram as seguintes: Educação Física, Ciências Naturais, Geografia, História e Português.
Neste projeto participaram todos os alunos do 8.º ano (71) e do 9.º ano (66).
Devemos referir que, foi realizado um inquérito de satisfação, no qual todos os alunos responderam que a atividade foi avaliava com Excelente.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: