Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos-10ºB

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
4 km

Duração aproximada:
aproximadamente 50 minutos ( apenas para o percurso)

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Percurso pelos relevos cársicos- da natureza ao Homem

Temas das Estações:
1- campos de Lapiás
2-Flora ( vegetação arbórea e arbustiva)
3-Vale das Buracas
4-Flora ( vegetação herbácea e flores)
5-Povoamento- Aldeia de Casmilo
6- Desporto no Casmilo
7- Morfologia agrária e tipo de culturas
8- Dolina do Casmilo

Fichas de Estações:

Autores:
Coordenadora Eco-Escolas: Ana Isidoro
Alunos: Turma do 10ºB

2 - Memória Descritiva

No dia 13 de maio, os alunos da turma B do 10º Ano ( 21 alunos) acompanhados de 4 professores Educação Fisica ,Filosofia, Geografia e História realizaram uma visita de estudo a Coimbriga (ruinas); Condeixa ( Museu PO.RO.S), Castellum de Alcabideque e Casmilo ( Lápias e Buracas).
A visita de estudo constituiu um DAC ( Dominio de Autonomia Curricular), que integrava as referidas disciplinas e o Programa Eco-Escolas.
Da Visita de estudo fazia parte um percurso pedestre cujo tema foi “Percurso pelos relevos cársicos- da natureza ao Homem” em que se pretendeu sensibilizar os alunos para as questões de índole ambiental, promover uma maior consciencialização para os ecossistemas naturais, e um maior conhecimento e identificação da riqueza autóctone da paisagem natural, bem como para o conhecimento da interação entre natureza, homem e território.
Os alunos participaram com grande interesse na atividade, fotografando paisagens e espécies, que posteriormente foram utilizadas para a criação do eco-trilho e para uma exposição fotográfica.
O percurso permitiu enquadrar vários elementos da paisagem natural, mas também da vivência do homem ao longo dos tempos, bem como promover a interdisciplinaridade e o "estudo in loco" de assuntos lecionados na teoria.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: