Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos-10ºB
Tipo de trilho: 1
Extensão do percurso aproximada:
4 km
Duração aproximada:
aproximadamente 50 minutos ( apenas para o percurso)
N.º de postos/estações/paragens:
8
Tema do Trilho:
Percurso pelos relevos cársicos- da natureza ao Homem
Temas das Estações:
1- campos de Lapiás
2-Flora ( vegetação arbórea e arbustiva)
3-Vale das Buracas
4-Flora ( vegetação herbácea e flores)
5-Povoamento- Aldeia de Casmilo
6- Desporto no Casmilo
7- Morfologia agrária e tipo de culturas
8- Dolina do Casmilo
Fichas de Estações:
Autores:
Coordenadora Eco-Escolas: Ana Isidoro
Alunos: Turma do 10ºB
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
No dia 13 de maio, os alunos da turma B do 10º Ano ( 21 alunos) acompanhados de 4 professores Educação Fisica ,Filosofia, Geografia e História realizaram uma visita de estudo a Coimbriga (ruinas); Condeixa ( Museu PO.RO.S), Castellum de Alcabideque e Casmilo ( Lápias e Buracas).
A visita de estudo constituiu um DAC ( Dominio de Autonomia Curricular), que integrava as referidas disciplinas e o Programa Eco-Escolas.
Da Visita de estudo fazia parte um percurso pedestre cujo tema foi “Percurso pelos relevos cársicos- da natureza ao Homem” em que se pretendeu sensibilizar os alunos para as questões de índole ambiental, promover uma maior consciencialização para os ecossistemas naturais, e um maior conhecimento e identificação da riqueza autóctone da paisagem natural, bem como para o conhecimento da interação entre natureza, homem e território.
Os alunos participaram com grande interesse na atividade, fotografando paisagens e espécies, que posteriormente foram utilizadas para a criação do eco-trilho e para uma exposição fotográfica.
O percurso permitiu enquadrar vários elementos da paisagem natural, mas também da vivência do homem ao longo dos tempos, bem como promover a interdisciplinaridade e o "estudo in loco" de assuntos lecionados na teoria.
3 - Elementos Opcionais
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: