Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Secundária José Cardoso Pires (Loures)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_ Eco -Trilho_( Escola Secundária José Cardoso Pires )

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade e Floresta

Temas das Estações:
1. Planta autóctone: Pilriteiro ;2. Planta Exótica - Magnólia;3. Planta ripária autóctone: Salgueiro Negro
4. Planta Autóctone: Freixo de folha estreita ou freixo comum;5. Paisagem de retenção de água
6. Medronheiro ; 7. Planta autóctone: Sobreiro 10. Meditação e prática de exercícios “Body and Mind “
11. Planta autóctone : Pinheiro;12. Planta autóctone: Oliveira; 13. Interação com os animais quinta; 14. Ginjal :15. Horta Mandala e compostagem;16. Galinheiro; 17.Romanzeira

Fichas de Estações:

Autores:
Kelson Santos, João Gomes , Matilde Batista, Ricardo Fernandes, Ana Paula Vieira e Hugo Santos

2 - Memória Descritiva

Na nossa escola decidimos desafiar as alunas e alunos do 2.º ano do Curso Técnico Profissional de Design e Multimédia e Técnico de Auxiliar de Saúde para desenvolver o projeto do eco-trilho que terá uma 1ªfase, este ano letivo, no espaço exterior da escola, enaltecendo a biodiversidade do Jardim Alexandra Alpha e da Horta Mandala e uma segunda fase que pretende alargar-se à freguesia de Santo António dos Cavaleiros e Frielas revelando os pontos culturais mais importantes e interessantes nomeadamente a estação paleolitica do Casal do Monte (infelizmente desativada e seu expólio distribuido por vários museus ) e a Vila Romana de Frielas.
A elaboração d a 1ª fase do eco-trilho que aqui apresentamos realizou-se no âmbito das disciplinas de Área de Integração, Cidadania e Desenvolvimento e Oficina Gráfica. Com os professores Ana Paula Vieira e Hugo Lopes e O nosso trilho pretende realçar predominantemente a biodiversidade da floresta na sua maioria autóctone, mas que também contempla algumas plantas exóticas e até invasoras, estas últimas com a intenção de dar a conhecer os perigos da sua propagação e a necessidade de erradicação. Outro aspeto a destacar no nosso trilho é a Horta Mandala Pedagógica e os animais a esta associados. Depois de apresentarmos o projeto às turmas , e recolhermos ideias usando a metodologia de Design Thinking, definimos o local, os materiais e possíveis pontos de interesse, combinamos a data da 1.ª saída de campo. Também se instalou e experimentou o funcionamento da aplicação Wikiloc, a cargo do aluno Kelson Santos coadjuvado, por Matilde Batista, João Gomes, Ricardo Fernandes e os professores já referidos.
O percurso do trilho havia sido reconhecido nas saídas de campo realizadas no ano letivo 2019/20 realizada pelo projeto de sustentabilidade ambiental chamado Horta Mandala /Jardim Alexandra Alpha da nossa escola, aquando do inventário e catalogação, a partir de QRcodes linkados na página e nas subpáginas do site https://www.hortamandalaesjcp.com/jardim-alexandra-alpha-inventario. Nas referidas saídas identificamos valores naturais de sustentabilidade ambiental e pedagógica. Na elaboração de algumas estações e atividades, os autores do trilho recolheram informação do site e dos coordenadores do projeto. No dia 13 de maio fez-se a saída de campo após realização do trilho virtual, com o Grupo de Seniores de Santo António de Cavaleiros e a Técnica Animadora da União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas. A visita foi orientada pela coordenadora do Eco-Escolas Ana Paula Vieira.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: